João Pessoa 22.13 nuvens dispersas Recife 25.02 nuvens dispersas Natal 22.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 nublado Salvador 23.98 nublado Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 25.84 céu limpo Aracaju 23.97 nuvens dispersas
Menino de 2 anos que morreu após afogamento se torna o doador de órgãos mais novo da Paraíba
24 de novembro de 2024 / 10:40
Foto: PB Saúde/Divulgação

Um menino de 2 anos que morreu após se afogar se tornou o doador de órgãos mais novo registrado na Paraíba. A criança ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa durante esta semana.

Após ter um quadro de morte encefálica declarado pelos médicos através de um protocolo de exames clínicos e de imagem, a família deu autorização para que fosse realizada a doação dos rins da criança. Os órgãos foram doados para um menino de 10 anos que passa por um tratamento de hemodiálise no estado de São Paulo.

A cirurgia de captação dos órgãos aconteceu no centro cirúrgico do Hospital de Trauma de João Pessoa. A médica Nara Gelle, da equipe de captação do Hospital Samaritano Higienópolis, destacou a importância da doação.

“Essas crianças têm déficit de crescimento e desenvolvimento, então foi um grande passo essa família (da doadora) dizer esse sim para essa criança, para poder ofertar a ela a oportunidade de ter uma vida de melhor qualidade,” afirmou.