
O outono teve início às 6h01 desta quinta-feira, dia 20, e se estenderá até às 23h42 do dia 20 de junho. Segundo previsões, a estação promete dias com temperaturas mais quentes do que frias, e as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade no Rio Grande do Norte.
O meteorologista Gilmar Bristot destacou que a estação será caracterizada por chuvas, uma ocorrência habitual no litoral durante os meses de março, abril, maio e junho, que precedem o inverno. Ele acrescentou que a previsão é de chuvas no litoral potiguar até pelo menos meados de julho e início de agosto.
De acordo com o Climatempo, o outono representa o período mais chuvoso do ano para a costa leste do Nordeste, com episódios de chuvas intensas sendo comuns em várias capitais, incluindo Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Para o Rio Grande do Norte, as temperaturas devem ficar dentro da média ou ligeiramente acima dela.
O que define o horário de mudança das estações
A transição entre as estações é determinada pela astronomia e não pela meteorologia. O momento exato da mudança é relacionado ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol. O equinócio, que ocorreu às 6h01, é o instante em que os raios solares incidem de forma igual nos dois hemisférios, marcando o início do outono e da primavera.
A origem da palavra equinócio vem do latim “aequinoctium”, que é a junção de “equus” (igual) e “nox” (noite), significando “noites iguais”.
- O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes ao ano;
- Marca a posição do Sol em relação à Terra;
- Sinaliza o início do outono e da primavera;
- No equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração em ambos os hemisférios.
E o solstício?
Além dos equinócios, existe também o solstício, que ocorre no início do verão e do inverno. O termo, que também tem origem no latim e significa “sol parado”, refere-se ao momento em que o Sol atinge sua posição mais alta ou mais baixa no céu.
O solstício de verão marca o dia mais longo do ano, enquanto o solstício de inverno indica o dia mais curto, resultando na noite mais longa. Assim, essas mudanças astronômicas influenciam diretamente as estações do ano.