João Pessoa 25.13 céu limpo Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 26.12 algumas nuvens Maceió 25.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nublado São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 30.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 algumas nuvens
Milhões de nordestinos terão isenção na conta de luz
23 de maio de 2025 / 10:35
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (21), uma Medida Provisória que cria a “justiça tarifária” no setor elétrico brasileiro. Inicialmente, a proposta promete beneficiar mais de 100 milhões de pessoas em todo o país. Assim, milhões de nordestinos terão esse benefício da isenção total ou descontos expressivos na conta de luz.

A medida, que ainda terá publicação no Diário Oficial da União, é um avanço na inclusão energética e no combate às desigualdades regionais.

A princípio, a nova política prevê gratuidade total para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com consumo mensal de até 80 kWh. Além disso, outros milhões terão desconto parcial, pois a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um dos principais encargos da fatura, não terá mais cobrança.

O Nordeste, com um grande contingente de famílias vulneráveis e dependentes da tarifa social, deve ser a região que mais se beneficiará. Além disso, o governo também antecipa a abertura do mercado livre de energia. Desse modo, aumentando a concorrência e trazendo mais justiça tarifária também à classe média.

Como ter a isenção da conta de luz?

CritérioDetalhes
Cadastro no CadÚnicoÉ obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais.
Renda familiar per capitaAté meio salário mínimo por pessoa (em 2025, cerca de R$ 706,00).
Consumo mensal de energiaAté 80 kWh por mês para ter isenção total da conta de luz.
Local de residênciaQualquer região do país, mas o Nordeste é a mais beneficiada.
Documentação necessáriaCPF, RG, comprovante de residência e número do NIS atualizado.
Onde solicitarNa distribuidora local de energia ou pelo site/aplicativo da concessionária.
Outros benefíciosFamílias que ultrapassarem os 80 kWh/mês podem receber desconto parcial.