João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Ministério das Comunicações abre vagas para interessados em lançar rádios comunitárias no Maranhão
2 de janeiro de 2025 / 10:14
Foto: Reprodução

Foi redefinido até o dia 14 de março de 2025, o prazo final para que fundações e associações que possuem interesse em operar rádios comunitárias em 44 municípios do Maranhão enviem suas propostas. As inscrições estão abertas em 795 municípios de 21 estados. O projeto visa beneficiar a população local fornecendo mais acesso à informação e entretenimento com as novas rádios.

Daniela Schettino, diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, explica a importância das rádios comunitárias em promover a democratização do acesso à informação. 

“As rádios comunitárias têm um papel muito bacana, porque não só dão uma notícia do Brasil inteiro, [divulgam] muitas questões do governo federal, ações importantes de cidadania, de conteúdo de utilidade pública. As rádios também trazem aquela informação daquela comunidade local, daquela cultura local, um artista local. A gente sabe que em algumas áreas mais afastadas não têm rádio, não têm nenhum meio de comunicação e, às vezes, é muito mais fácil chegar [à população] com uma rádio comunitária.”

Publicado na edição de 14 de outubro do Diário Oficial da União, o edital nº 186/2024 faz parte do Plano Nacional de Outorgas. Apresentando o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária, o texto visa estabelecer acessibilidade para aqueles que desejam atuar no setor.

A previsão é que 100% dos municípios do país possuam ao menos uma emissora de radiodifusão comunitária.