João Pessoa 24.13 nublado Recife 27.02 nublado Natal 26.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 céu limpo Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 28.11 céu limpo Teresina 35.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Ministério do Trabalho e Prefeitura de Salvador firmam acordo por trabalho decente durante o carnaval
18 de setembro de 2025 / 14:50
Foto: Divulgação

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura de Salvador firmaram um compromisso para promover o trabalho decente durante o carnaval da capital baiana. O encontro ocorreu na quarta-feira (17), em Brasília, entre o ministro Luiz Marinho e o prefeito Bruno Reis, do União Brasil.

Durante as operações de fiscalização realizadas no carnaval de 2025, o MTE resgatou 303 vendedores ambulantes que se encontravam em condições análogas à escravidão. Os auditores-fiscais do Trabalho relataram que esses trabalhadores enfrentavam situações degradantes, com jornadas exaustivas e falta de infraestrutura mínima para higiene e descanso.

Na reunião, o prefeito apresentou propostas para combater a precarização do trabalho dos ambulantes, que incluem a oferta de cursos de capacitação.

Luiz Marinho enfatizou que o objetivo do MTE não é apenas punir empregadores e a prefeitura, mas sim implementar ações efetivas para promover o trabalho decente durante o carnaval. “Queremos um pacto entre todos os envolvidos para que essas situações não se repitam”, afirmou o ministro.

De acordo com a fiscalização, muitos dos trabalhadores contratados para a venda de bebidas dormiam nas ruas, junto às mercadorias, em barracas improvisadas ou até mesmo no chão, expostos ao frio, à chuva e à violência urbana. Além disso, as jornadas de trabalho se estendiam da manhã até a madrugada, sem intervalos adequados para descanso.

Ao final da audiência, foi acordada a assinatura de um pacto pelo trabalho decente entre o MTE e a Prefeitura de Salvador, com a meta de garantir que todas as medidas estejam implementadas já no próximo carnaval.

Outras Notícias Relacionadas:

  • Trabalhadora doméstica é resgatada em situação semelhante à escravidão após trabalhar 36 anos sem receber salário na Bahia
  • Projeto oferece oportunidade de recomeço a trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão na Bahia
  • Empregada doméstica é resgatada em situação semelhante à escravidão após trabalhar mais de 50 anos sem receber salário na BA
  • Mulher em situação semelhante à escravidão é resgatada na Bahia

Veja mais notícias do estado.