João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Ministério Público solicita cassação de mandatos e inelegibilidade de prefeito de Natal, ex-prefeito e vereadores por abuso de poder
3 de fevereiro de 2025 / 19:04
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com uma ação de investigação judicial eleitoral contra o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o atual prefeito, Paulinho Freire, além de outros envolvidos, por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.

Na ação, o MPRN solicita a cassação dos mandatos do prefeito Paulinho Freire, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e dos vereadores Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, além de requerer a inelegibilidade de todos os citados por um período de oito anos.

As investigações apontam que servidores comissionados e terceirizados foram cooptados para apoiar as candidaturas de Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, assim como a de Paulinho Freire e Joanna Guerra. O advogado de Paulinho Freire, Cristiano Barros, afirmou que não existem provas que comprovem os abusos alegados e que a defesa será apresentada dentro dos prazos legais.

O MPRN também relatou que o apoio político teria sido obtido por meio de influência e coação, incluindo ameaças de demissão e exoneração, além de ações em redes sociais e eventos públicos. Segundo as evidências, Álvaro Dias teria organizado essa prática ao distribuir cargos nas secretarias e órgãos municipais, utilizando a estrutura pública para favorecer as campanhas de seus aliados.

Além da cassação dos mandatos, o MPRN pede a aplicação de multas aos envolvidos e a notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Controladoria Geral do Município de Natal.

O Juízo da 4ª Zona Eleitoral de Natal já determinou a citação dos investigados para que apresentem suas defesas e autorizou as diligências solicitadas pelo Ministério Público.

No dia 7 de dezembro do ano passado, o MPRN já havia realizado uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão em secretarias da Prefeitura de Natal, investigando possíveis abusos de poder político. Os locais visitados incluíram a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban) e as Secretarias de Serviços Urbanos, Trabalho e Assistência Social, e Educação.

Os mandados foram cumpridos em endereços relacionados aos vereadores Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, ambos do Republicanos, que anteriormente ocupavam cargos na administração de Álvaro Dias, com Daniell atuando como diretor na Secretaria de Educação e Irapoã como ex-secretário de Serviços Urbanos.