
O ministro da Educação, Camilo Santana, está em Sergipe para participar da II Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que teve início em Aracaju nesta quinta-feira, 12 de junho.
Durante a abertura do evento, Camilo destacou os avanços que o estado tem alcançado na área educacional, citando melhorias nos indicadores de alfabetização e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Estamos com a meta de um milhão de novas matrículas por ano no ensino integral. O programa Pé de Meia, por exemplo, beneficia 4 milhões de jovens em todo o país, sendo mais de 63 mil aqui em Sergipe”, afirmou o ministro.
Um dos principais tópicos discutidos na reunião foi o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que Sergipe deve receber do governo federal. O governador Fábio Mitidieri informou que Camilo confirmou que a primeira parcela do Fundef, correspondente a 40% do total, será liberada em julho, totalizando R$ 136 milhões para o estado. “Desses recursos, 60% serão destinados diretamente aos professores”, acrescentou o governador.
A II Reunião Ordinária do Consed prossegue até esta sexta-feira, 13, e reúne representantes das 27 unidades federativas, com o objetivo de fortalecer o papel dos estados na construção de um sistema educacional mais justo, inclusivo e eficiente. O evento também contou com a presença do governo do estado, da deputada federal Tábata Amaral e de secretários estaduais de Educação de todo o Brasil, que se reuniram para discutir os desafios e as diretrizes para a educação básica no país.
O ministro Camilo Santana anunciou investimentos significativos para o estado, refletindo o compromisso do governo federal em melhorar a qualidade da educação.