João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Moradores de Olinda criam ponto de encontro com banho de mangueira no carnaval
18 de fevereiro de 2026 / 11:39
Foto: Divulgação

O calor intenso nas ladeiras de Olinda durante o carnaval, aliado à grande concentração de foliões, faz com que a sensação térmica pareça ainda mais elevada. Para amenizar o desconforto causado pelas altas temperaturas, moradores do Sítio Histórico de Olinda adotaram uma forma simples e eficaz de refrescar quem passa pelas ruas: banho de mangueira. Jogando água na rua a partir de muros, portas e varandas, eles conseguem aliviar o calor dos foliões, tornando-se até mesmo um ponto de encontro tradicional na Cidade Alta.

Uma das casas que participa desta iniciativa é a da administradora Camila Palácio, que mantém essa prática há pelo menos oito anos. A ideia surgiu da tia dela, que percebeu a necessidade dos transeuntes se refrescarem diante do calor escaldante. “A gente percebia que as pessoas estavam precisando se refrescar por conta do calor. Aí surgiu a ideia de jogar água neles, com o intuito de beneficiá-los e diminuir o calor”, conta Camila.

Com o passar dos anos, os foliões passaram a procurar a casa da família como referência para se refrescarem, especialmente porque quem iniciou a ação ficou carinhosamente conhecida como “tia Rose” — apelido dado pelos próprios participantes da festa. “O nome dela não é tia Rose, mas colocaram esse nome e a gente deixa, virou ponto de encontro”, explica a administradora. Sempre que há uma pausa para trocar quem está no comando do banho de mangueira, os foliões pedem para que a água volte a ser jogada: “Ei, aqui, ó!”.

Maria Eduarda de Lima, estudante, usa a casa da “tia Rose” como ponto de encontro durante o carnaval há alguns anos. Ela afirma que é justamente o banho de água que ajuda a espantar o calor e que a faz voltar todos os dias para aquele local. Outra participação importante está com Cleverson Lobo, morador local que também começou a jogar água nos foliões. Ele diz que o pedido é constante e faz questão de proporcionar conforto para todos que curtem a festa. “O pessoal para aqui e pede para eu jogar água. É o dia todo assim. E eu faço isso para refrescar o povo que está curtindo esse carnaval maravilhoso”, comenta.

Assim, o banho de mangueira não apenas alivia o calor, mas também gera uma atmosfera de acolhimento e confraternização entre moradores e foliões, mostrando a criatividade e hospitalidade dos pernambucanos durante o carnaval de Olinda.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.