João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Moradores realizam protesto contra mudança de território entre Aracaju e São Cristóvão
15 de novembro de 2024 / 21:51
Foto: G1 SE

Os moradores das áreas, que podem ser afetadas pela nova correção dos mapas de limites geográficos entre São Cristóvão e Aracaju, protestaram nesta sexta-feira (15) contra uma possível mudança de administração territorial.

Com cartaz e camisas que dizem ‘Aracaju, sim. São Cristóvão, não’, os manifestantes afirmam que não querem que algumas áreas, hoje geridas pela Prefeitura de Aracaju, possam ser administradas pela Prefeitura de São Cristóvão.

A ação foi realizada por moradores, lideranças locais e vereadores da capital que se uniram ao ‘Movimento Somos Aracaju’. Eles pedem que sejam ouvidos em audiências, ou um possível plebiscito.

Segundo a Prefeitura de Aracaju, a área em questão chega a cerca de 20km², que corresponde a sete bairros da capital: Mosqueiro, Matapoã, Areia Branca e São José Dos Náufragos, esses da região antes chamada de Zona De Expansão, mas Também Santa Maria, Marivan e Jabotiana.

O caso é antigo e já passou por outros embates judiciais. Atualmente, a Justiça Federal determinou que o IBGE faça a correção dos limites geográficos, o que gerou uma reação popular.