João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Mostra “Ecos Indígenas” ocupa o MAC_BAHIA na Semana dos Povos Originários
22 de abril de 2025 / 11:15
Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia Nacional dos Povos Originários, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) recebe a exposição “Ecos Indígenas”, que reúne obras de artistas como Elis Tuxá, Jorrani Pataxó, Kelner Atikum Pankará, MAMIRAWÁ, Raiz Lima, Renata Tupinambá, Thiago Tupinambá e Célia Tupinambá. A mostra propõe um mergulho na riqueza cultural dos povos indígenas, evocando suas memórias ancestrais, sua conexão espiritual com a natureza e seus saberes tradicionais.

Mais do que apresentar arte, a exposição lança luz sobre lacunas históricas e o silenciamento que ainda permeia as instituições culturais brasileiras. Ao reunir diferentes narrativas, territórios e formas de expressão, “Ecos Indígenas” convida o público a refletir, ouvir e valorizar a pluralidade das culturas indígenas do país. A mostra faz parte da programação especial do mês dedicado aos Povos Originários.

Com curadoria compartilhada entre o MAC_BAHIA, a Coordenação de Fomento ao Artesanato da SETRE e o Ilê Axé Ojú Onirê, a exposição é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê e o MAC_BAHIA.

O museu, localizado na Rua da Graça, em Salvador, é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 10h às 20h.