João Pessoa 27.13 céu limpo Recife 28.02 algumas nuvens Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 28.11 nublado Teresina 30.84 chuva leve Aracaju 28.97 algumas nuvens
Moura Dubeux completa cinco anos na B3 com R$ 7,1 bilhões em vendas e liderança no Nordeste
20 de fevereiro de 2025 / 16:44
Foto: Divulgação

A Moura Dubeux (MDNE3) está completando cinco anos de trajetória na B3 – A bolsa do Brasil. Com um portfólio diversificado, investimentos em sustentabilidade e impacto social e uma estratégia de expansão bem-sucedida, a companhia tem consolidado sua posição como líder no mercado imobiliário do Nordeste, onde atua há mais de 40 anos.

Desde o IPO, realizado em fevereiro de 2020, a empresa lançou 68 empreendimentos e acumulou um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 7,8 bilhões. O indicador é usado pelo mercado para estimar a receita potencial desses projetos. No período, foram comercializadas mais de 14 mil unidades, totalizando R$ 7,1 bilhões em vendas. Desses lançamentos, 36 já foram entregues, reforçando o compromisso da empresa com a qualidade, pontualidade e eficiência, fatores que sustentam sua reputação no setor.

Desde 2020, a Moura Dubeux ampliou sua presença no mercado nordestino, sendo a única incorporadora a atuar em sete estados da região: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. “Nosso crescimento nos últimos cinco anos demonstra a assertividade do nosso modelo de negócios e o compromisso que temos com os clientes e investidores de entregar sempre o melhor produto”, afirma Diego Villar, CEO da companhia.

Expansão e dividendos

Como parte da estratégia de diversificação, a Moura Dubeux lançou a Mood, sua marca voltada ao mercado de classe média que, em 2024, representou cerca de 30% dos lançamentos e 15% das vendas da companhia. Atualmente, oito projetos estão em andamento. “Acreditamos que o segmento de média renda continuará sendo um motor importante de crescimento nos próximos anos”, destaca Villar.

Outro destaque é a linha Beach Class, que são empreendimentos de praia voltados para segunda residência ou investimento. Desde o IPO, foram 26 projetos lançados, totalizando cerca de 8 mil unidades, o que representa mais de 35% das vendas da companhia no período. “O segmento de imóveis de praia com vocação para locação se fortalece cada vez mais, principalmente na nossa região, que tem o litoral mais extenso do Brasil. Neste sentido, a linha Beach Class tem sido um grande diferencial competitivo”, acrescenta o CEO.

Além da expansão operacional, a empresa tem garantido retornos atrativos aos acionistas. A solidez financeira permitiu o início do ciclo de dividendos em 2024.

Sustentabilidade

A Moura Dubeux também tem ampliado seus investimentos em ESG. No ano passado, a empresa conquistou o Selo Pró-Ética, concedido às companhias que adotam as melhores práticas de compliance e transparência.

Mantem ainda forte investimento em projetos de retrofit, que transformam edificações antigas em empreendimentos modernos e eficientes. A iniciativa reduz o impacto ambiental ao reaproveitar estruturas já existentes, diminuindo a geração de resíduos e o consumo de materiais. Exemplos disso são os retrofits dos hotéis Othon Palace (Salvador/BA) e Internacional Recife Palace (Recife/PE), além do Moinho, também na capital pernambucana, onde silos centenários estão sendo recuperados e transformados em residenciais.

Ademais, a empresa tem incorporado práticas sustentáveis em seus lançamentos, como eficiência energética, uso racional de água e certificações ambientais. “Nosso objetivo é construir não apenas empreendimentos de qualidade, mas também contribuir para um futuro mais sustentável no setor imobiliário”, pontua Diego Villar.

Impacto social

No período, a Moura Dubeux criou o MD Social, um programa para formação de mão de obra, realizado em parceria com o Instituto Engenheiro “Joaquim Correia”. Já foram capacitadas mais de 400 pessoas, dentre elas 30% mulheres, em cursos teóricos e práticos, com foco principal em execução de alvenaria para blocos de concreto e carpintaria. “O nosso papel vai além da construção de imóveis. Queremos gerar impacto positivo na sociedade e contribuir para a transformação das comunidades onde atuamos”.

O projeto contribui com a demanda da empresa por profissionais, além de diversificar e ampliar o número de mulheres em canteiros de obras, em funções tradicionalmente ocupadas por homens.

Visão do futuro

Com disciplina financeira e um olhar estratégico para inovação e expansão, a Moura Dubeux segue determinada a consolidar ainda mais sua liderança no Nordeste. “Nossa jornada até aqui foi marcada por conquistas importantes, e estamos preparados para continuar crescendo com solidez e entregando valor aos nossos clientes e investidores”, conclui Villar.

Foto: Divulgação