João Pessoa 22.13 nublado Recife 24.02 nublado Natal 23.12 algumas nuvens Maceió 23.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 nublado Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 26.84 nublado Aracaju 21.97 nuvens dispersas
MPF cobra fiscalização de voos turísticos irregulares no Porto das Dunas
27 de dezembro de 2024 / 21:03
Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a fiscalização contra voos turísticos irregulares na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com o órgão, uma apuração constatou que a prática desse tipo de voo é comum e desrespeita a regulamentação nacional de atividades aerodesportivas, “gerando riscos à navegação aérea e às pessoas em solo.”

De acordo com as investigações, a exploração comercial dos passeios ocorre sem autorização, em região densamente povoada e incluída na zona de controle de tráfego aéreo da capital cearense, ou seja, numa área protegida para garantir a segurança de aviões que pousam e decolam do aeroporto de Fortaleza.

“As normas para a prática de atividades aerodesportivas constam em regulamentação expedida pela Anac. Pelas regras, é proibida a exploração comercial da atividade, especialmente com finalidade turística. No Porto das Dunas, as empresas vendem o passeio como se fosse instrução de voo, para driblar a proibição.”, disse o MPF.

O MPF recomenda que sejam realizadas fiscalizações ostensivas na praia, principalmente nos finais de semana e nos períodos de alta estação turística.

“A prefeitura deve também fixar placas ao longo das vias rodoviárias próxima à orla e na faixa de praia, informando sobre as proibições relacionadas aos voos.”

As investigações sobre a exploração comercial irregular de voos de ultraleve e paramotores serão também estendidas para a Praia do Futuro, em Fortaleza.