João Pessoa 25.13 nublado Recife 26.02 nublado Natal 27.12 nublado Maceió 25.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 céu limpo Aracaju 25.97 nuvens dispersas
MPF e MPE processam governo de Sergipe por descumprimento de contratos na área da saúde
26 de junho de 2025 / 17:54
Foto: Divulgação

Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Sergipe (MPE) contra o governo do estado, alegando que houve descumprimento de um acordo que regula as contratações temporárias da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). O anúncio da ação foi feito por ambos os órgãos nesta quinta-feira (26).

Os MPs informaram que o pedido de tutela de urgência foi protocolado após a realização de duas reuniões que buscavam resolver a questão de maneira extrajudicial. Na ação, os órgãos solicitam à Justiça Federal que determine ao estado a proibição da substituição de profissionais contratados por Processos Seletivos Simplificados (PSS) que já expiraram, através de novos contratos temporários com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além disso, os Ministérios Públicos afirmam que a substituição de profissionais da FHS deve ocorrer por meio de concurso público, uma vez que há uma demanda constante por essa mão de obra. A ação também destaca que a demissão de funcionários para a contratação de novos temporários é considerada inconstitucional.

Outro pedido feito à Justiça é que o estado de Sergipe faça as adequações necessárias em seu Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da Saúde, com o objetivo de possibilitar a realização do concurso público.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ainda não recebeu notificação formal sobre o pedido de tutela de urgência. A SES declarou que, assim que receber a notificação oficial, o governo tomará as medidas jurídicas apropriadas, respeitando os prazos legais.