
O carnaval do Bairro do Recife em 2026 trará diversas mudanças na organização e na infraestrutura oferecida aos foliões, com destaque para a alteração de locais de banheiros públicos, praça de alimentação e outros serviços essenciais. A Prefeitura do Recife apresentou, em coletiva realizada no dia 4 de dezembro, as principais novidades que visam melhorar a mobilidade, o acolhimento e a experiência dos visitantes na festa.
Entre as principais alterações, a arena gastronômica e a central de serviços passam a funcionar no Armazém 14, enquanto a central do artesanato foi transferida para o Mirante do Paço, próximas à Ponte Giratória, que voltou a receber pedestres e veículos em dezembro. Já o tradicional Polo da Moeda, conhecido pelo samba, também foi deslocado para o espaço do antigo Parador, ao lado do Armazém 14. Segundo Anderson Soares, chefe do Centro de Operações do Recife, a mudança visa ampliar e descentralizar o carnaval, que cresceu além da área tradicional entre a Rua Rio Branco e o Arsenal.
Outra novidade importante são as melhorias no setor de banheiros públicos. A Avenida Rio Branco contará com 46 unidades exclusivas para mulheres e oito para famílias e pessoas com deficiência, além de um espaço trocador com fraldas e lenços umedecidos, garantindo mais conforto e segurança. Anderson Soares destacou que essa estrutura visa oferecer maior privacidade e comodidade para o público feminino e famílias.
Na questão da alimentação, haverá um corredor gastronômico exclusivo na Rua Domingos José Martins, com mais de 30 barracas que facilitarão o acesso a comidas e bebidas e melhorarão a circulação dos foliões no Recife Antigo. Além disso, o carnaval contará com uma forte estrutura de acessibilidade, oferecendo rotas adaptadas, espaços exclusivos e serviços de apoio para pessoas com deficiência, com espaço equipado com audiodescrição, intérpretes de Libras e abafadores de ruídos em pontos estratégicos.
O transporte também está organizado para facilitar o acesso, com o retorno do Expresso da Folia, que ligará os principais shoppings da cidade ao Bairro do Recife, com passagens a R$ 25 e estacionamento com tarifa fixa nos locais de embarque. Para quem optar pelo carro, haverá 1.268 vagas de estacionamento em espaços públicos. Ainda haverá uma rota gratuita e adaptada para pessoas com deficiência entre os estacionamentos e o palco principal.
Por fim, o esquema de segurança contará com reforço da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além do monitoramento por câmeras e drones distribuídos por toda a área do evento, buscando garantir tranquilidade durante toda a programação. As mudanças no carnaval do Bairro do Recife prometem trazer mais conforto, acessibilidade e organização para o público, valorizando uma festa cada vez mais inclusiva e bem estruturada.