
Um mutirão da campanha Novembro Azul, organizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrerá em Salvador no próximo sábado (8), das 7h às 13h. Para participar, é necessário realizar um agendamento prévio pela internet, que estará disponível a partir desta segunda-feira (3).
O evento é destinado a homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias com idade a partir de 40 anos. Aqueles que apresentarem alterações nos exames realizados serão encaminhados para investigações complementares na rede estadual de saúde.
As atividades do mutirão acontecerão em dois locais: no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Horto Florestal.
No total, o HGRS disponibilizará 2 mil vagas, sendo 1 mil para consultas médicas e 1 mil para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), fundamentais para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, que apresenta uma taxa de cura de até 98% quando diagnosticado precocemente.
O Cican oferecerá 100 vagas para consultas no dia 8 de novembro e 180 vagas para o exame de PSA, que será realizado ao longo do mês, com atendimentos às segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 15 vagas por dia.
Para a realização do exame de PSA, é importante seguir algumas recomendações nas 48 horas que antecedem a coleta:
- não ter relações sexuais;
- não ejacular;
- não andar de bicicleta, moto ou cavalo.
A Sesab ressalta que o atendimento à saúde masculina não se restringe ao Novembro Azul. Em 2022, foi inaugurado o Hospital do Homem, localizado no HGRS, que se tornou referência na Bahia. Neste hospital, os pacientes têm acesso a uma variedade de serviços, incluindo cirurgias, transplante renal, exames de cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria e biópsia de próstata, entre outros.
Serviço
Mutirão Novembro Azul
📆 Quando: sábado (8), das 7h às 13h
📍 Onde: Ambulatório do HGRS
Além disso, a Fundação Lar Harmonia também promove um mutirão gratuito para exames de próstata em Salvador, e o programa PrEP pelo SUS na Bahia oferece acesso ao medicamento para prevenção do HIV. O estado ainda conta com assistência especializada gratuita para pessoas interessadas em gestar.