
O Natal de 2025 projeta uma movimentação de cerca de R$ 85 bilhões na economia do comércio brasileiro, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo aponta que mais de 124 milhões de consumidores devem participar das compras natalinas neste ano.
Para cada presente, a estimativa do gasto médio é de R$ 174. Quanto aos destinatários, os filhos são os mais citados, com 58% das menções, seguidos por mães (46%), cônjuges (40%), além de pais e irmãos que aparecem com 23% cada.
Os presentes de maior valor também tendem a ser oferecidos prioritariamente aos filhos (28%), ao cônjuge (19%) e às mães (18%).
De acordo com Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL, está crescendo a preferência por substituir presentes materiais por experiências. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados já trocaram ou planejam trocar produtos físicos por viagens, jantares ou passeios.
Além disso, a pesquisa revela que oitenta por cento dos consumidores pretendem comparar preços em diversas lojas antes de efetuar a compra, usando tanto ferramentas digitais quanto pesquisa presencial.
Entre os produtos mais buscados para o Natal de 2025 destacam-se roupas (52%), perfumes e cosméticos (36%), seguido por calçados e brinquedos (30%), além de acessórios (22%).