João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Natal expande campanha de vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos
5 de fevereiro de 2025 / 10:26
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens com menos de 20 anos. A iniciativa visa atender crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, permitindo que procurem os pontos de vacinação disponíveis na cidade para garantir a proteção contra essa infecção sexualmente transmissível.

O HPV é uma das principais causas de doenças graves, incluindo câncer de colo do útero, pênis, ânus e boca, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. A vacina protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois últimos são responsáveis por aproximadamente 71% dos casos de câncer de colo do útero e mais da metade dos outros cânceres relacionados ao HPV.

A imunização ocorre em dose única para crianças entre 9 e 14 anos e agora também se estende a jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, que não receberam a vacina anteriormente.

Convite à Vacinação

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), fez um apelo aos jovens: “Convidamos esses jovens a procurarem um ponto de vacinação para receberem a proteção contra o HPV, principalmente aqueles com idade entre 15 e 19 anos que não tomaram a vacina no período em que eram público-alvo e que agora contam com essa nova chance. A vacinação contra o HPV é uma grande aliada no combate à infecção e traz uma proteção importante, já que o vírus da doença é responsável por alguns tipos de cânceres que mais acometem as pessoas.”

Além disso, devem se vacinar pessoas que pertencem a grupos prioritários, que recebem entre duas a três doses do imunizante. Esses grupos incluem:

  • Portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR);
  • Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP);
  • Imunocompetentes;
  • Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e AIDS;
  • Pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual.

Os interessados em se vacinar podem se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Também há pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, abertos de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacina.