
A Prefeitura de Natal inaugurou, na última segunda-feira (5), uma nova Central do Cadastro Único, localizada no bairro do Alecrim, na Zona Leste da cidade. Esta unidade foi projetada para atender até 400 pessoas diariamente, oferecendo um espaço mais acessível e centralizado para a população.
O funcionamento da nova central ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Coronel Estevam (Avenida 9), número 1424, nas proximidades da Igreja de São Sebastião, em um edifício que anteriormente abrigava uma agência do Banco Itaú.
Centralização dos atendimentos
A nova unidade visa concentrar os serviços que antes eram prestados nas localidades do Via Direta e Ribeira, que agora estão desativadas. Os cidadãos em situação de vulnerabilidade poderão atualizar seus dados, realizar novos cadastros e receber orientações sobre o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, além de outros benefícios oferecidos pelos governos federal, estadual e municipal.
A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, anunciou que uma nova unidade será inaugurada ainda este ano na Zona Norte da capital. Ela destacou que a gestão atual encontrou cerca de 38 mil pessoas na fila de espera para atendimento no Cadastro Único e, nos últimos quatro meses, foram realizados mutirões em áreas como Planalto, Felipe Camarão, Mãe Luiza e na Zona Norte.
Atualmente, ainda há aproximadamente 19 mil pessoas aguardando atendimento. “Nós esperamos que até o final de julho consigamos zerar a fila e que o Cadastro Único funcione de forma contínua, sem a necessidade de agendamento”, afirmou Nina.
Além da nova Central do Cadastro Único, os cadastros continuam sendo realizados nas 12 unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.