João Pessoa 28.13 nublado Recife 27.02 nublado Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 névoa Salvador 25.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 céu limpo Teresina 36.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nublado
Navio-escola da Marinha recebe visitantes gratuitamente em Natal neste sábado (9)
8 de agosto de 2025 / 10:10
Foto: Divulgação

O Navio-Escola Brasil, da Marinha do Brasil, abrirá suas portas para visitação pública neste sábado (9) no Terminal de Passageiros de Natal, localizado no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A entrada é gratuita e as visitas ocorrerão das 14h às 17h30.

Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o Navio-Escola Brasil teve seu projeto desenvolvido pela diretoria de Engenharia Naval, ambos vinculados à Marinha. A construção do navio começou em setembro de 1981 e, após dois anos, foi lançado ao mar em 23 de setembro de 1983, sendo oficialmente incorporado à Marinha do Brasil em 21 de agosto de 1986.

Oportunidade de Conhecimento

A Marinha do Brasil destacou que a visitação oferece uma excelente oportunidade para a população de Natal e de outras regiões conhecerem o navio e o trabalho realizado pela instituição, que visa a capacitação dos militares e o desenvolvimento da mentalidade marítima no país. Além disso, a visitação contribui para o fortalecimento do vínculo entre a Marinha e a sociedade brasileira.

Formação dos Oficiais

De acordo com a Marinha, o Navio-Escola Brasil é fundamental na fase final da formação dos futuros oficiais da Marinha, proporcionando os recursos instrucionais necessários para a prática que consolida os conhecimentos adquiridos na Escola Naval. O navio também tem como objetivo aprimorar a formação cultural dos oficiais e representar o Brasil nos portos que visita, promovendo laços de amizade com nações parceiras.

Comandante e Tripulação

Atualmente, o navio é comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Monteiro Lázaro, que assumiu o cargo em 9 de janeiro de 2025. A tripulação é composta por 31 oficiais, 217 praças e 140 guardas-marinha da Escola Naval. Além disso, o navio conta com a presença de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, representantes da Marinha Mercante e de Marinhas de países amigos, incluindo Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Egito, Espanha, França, México, Paraguai e Uruguai.