João Pessoa 26.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 algumas nuvens Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 chuva forte Teresina 22.74 nublado Aracaju 26.97 algumas nuvens
Nordeste avançará na fabricação de carros com novo Polo Automotivo
20 de dezembro de 2024 / 09:41
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (18), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, esteve em Brasília para uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro abordou os detalhes do Complexo Industrial Multimarcas que ocorrerá no município de Horizonte. O novo Polo Automotivo cearense promete impulsionar de vez a fabricação de carros no Nordeste.

Projeto do Polo Automobilístico é apresentado ao Governo Federal

Ao mesmo tempo, estavam presentes também o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará), Danilo Serpa, deputados cearenses e representantes da Comexport. A reunião fortaleceu os planos para o desenvolvimento do Polo Automotivo do Ceará, que deve se beneficiar do programa federal Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

Os executivos da Comexport apresentaram o projeto de retomada da antiga fábrica da Troller para a produção de novos veículos e componentes automotivos. A previsão é que, a partir de 2025, a unidade fabril inicie suas operações, fabricando automóveis e peças tanto para o mercado interno quanto para exportação. Além disso, o polo receberá aportes significativos para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Detalhes da Nova Produção

A unidade será modernizada para produzir até 6 novos modelos de veículos com tecnologia de ponta e alta eficiência energética. A princípio, a venda desses automóveis será com marcas famosas no mercado brasileiro, por meio de uma rede de concessionárias existente.

A capacidade de produção terão ampliação, saindo de 1.400 unidades anuais (quando operava sob a Troller) para até 80 mil unidades por ano. De acordo com Elmano de Freitas, esse avanço não apenas posiciona o Ceará como um polo tecnológico de produção automotiva, mas também gera empregos qualificados e fortalece a indústria nacional ao reduzir a dependência de importações de veículos elétricos e híbridos.

Investimentos e Geração de Empregos

O projeto prevê um investimento inicial de R$ 400 milhões na primeira fase, com a criação de mais de 200 postos de trabalho diretos. À medida que novos modelos, peças e componentes forem anunciados, espera-se que novos investimentos sejam realizados, expandindo ainda mais o polo.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, destacou que a entrega do projeto ao Governo Federal marca um grande avanço para o setor automotivo do Ceará. “Com o empenho do governador Elmano de Freitas, o Estado se tornará referência ao implementar um modelo inovador no Brasil, com a produção de várias marcas em uma única planta industrial”, afirmou Serpa.

Com o início da produção previsto para o segundo semestre de 2025, o Polo Automotivo de Horizonte promete ser um marco importante para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região Nordeste.