João Pessoa 26.13 nublado Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 25.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 26.11 nublado Teresina 26.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Nordeste é palco de salvamento cinematográfico no mar
28 de março de 2025 / 12:21
Foto: Reprodução

O Nordeste foi palco de um resgate em alto mar digno dos filmes de Hollywood. O caso ocorreu no último dia 15 de março. Nesta data, um grupo de cinco brasileiros e um holandês que viviam momentos de tensão em alto-mar foram resgatados pelo navio cargueiro Amis Unicorn, de bandeira liberiana, mas pertencente a uma empresa chinesa. Tudo isso após passarem dias à deriva no litoral de Sergipe. O pequeno pesqueiro onde estavam, que partiu de Itajaí (SC) com destino ao Rio Grande do Norte para ser reformado, teve o casco danificado por fortes ondas, levando ao seu naufrágio.

Dias de luta no mar

O problema começou cinco dias antes do resgate, quando os tripulantes perceberam a entrada de água no barco. Eles se esforçaram para retirar o líquido e evitar o naufrágio, mas a situação se tornou insustentável. Sem alternativas, abandonaram a embarcação e buscaram abrigo em uma balsa salva-vidas inflável, onde permaneceram até o encontro do Amis Unicorn.

“Sensação de volta à vida”

Ao mesmo tempo, o capitão do barco pesqueiro, Marcelo Bellas, relatou à agência chinesa Xinhua que o resgate foi um verdadeiro milagre. “Tivemos muita sorte. Foi uma sensação de volta à vida, como se Deus nos desse outra chance”, afirmou emocionado.

Ele também agradeceu ao comandante chinês Huang Yongchao, que, com a ajuda do holandês – o único que falava inglês no grupo –, facilitou a comunicação com os tripulantes do cargueiro. O navio fez escala no porto de Santos (SP), onde o grupo desembarcou em perfeitas condições de saúde.

Segundo caso em um ano

Esse não foi um caso isolado. Em 2024, um brasileiro chamado Marcelo Osanai também sobreviveu a um naufrágio em mar aberto. Ele viajava como tripulante em um veleiro rumo à África do Sul quando a embarcação afundou devido a danos no casco causados pelas ondas. Assim como no caso recente, Osanai também conseguiu resgate por um cargueiro que passava pelo local.

Esses eventos reforçam a importância da segurança e dos protocolos de emergência no mar. O uso adequado de equipamentos de salvamento, como balsas e sinais de emergência, pode ser decisivo entre a vida e a morte.

Data do ResgateLocalNavio ResponsávelNacionalidade do NavioSobreviventes
15 de março de 2025Litoral de SergipeAmis UnicornBandeira liberiana (empresa chinesa)5 brasileiros e 1 holandês