João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Nordeste faz história no futebol com 2 vagas na Libertadores 2025
13 de dezembro de 2024 / 17:37
Foto: João Moura/FEC

O futebol nordestino celebra um marco histórico na temporada de 2024. Pela primeira vez, a região garantiu duas vagas na Copa Libertadores da América. E tudo isso graças às campanhas memoráveis de Bahia e Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. A princípio, este feito não só evidencia o crescimento do futebol no Nordeste. Mas também reforça a força de clubes que vêm se consolidando como protagonistas no cenário nacional

Bahia e Fortaleza estão classificados

O Bahia, impulsionado por uma gestão estruturada e investimentos robustos fruto da SAF do com Grupo City, ficou na oitava posição da competição com 53 pontos. Dessa forma, o clube baiano conquistou uma vaga na pré-Libertadores. Lá, disputará para avançar para a fase de grupos.

Já o Fortaleza, que vem construindo uma trajetória consistente nos últimos anos sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, reafirmou sua posição como uma das forças emergentes do futebol brasileiro. O Tricolor do Pici manteve seu estilo de jogo ousado, que combina solidez defensiva com criatividade no ataque. Desse modo, conquistou pontos decisivos que asseguraram o quarto lugar geral da competição com 68 pontos. Além disso, garantiu a vaga direta para a fase de grupos do torneio continental.

Nordeste na vanguarda do futebol

Essa conquista reflete um momento de ascensão do futebol nordestino, que, tradicionalmente, enfrentou desafios estruturais e financeiros em comparação às regiões Sul e Sudeste.

A presença de Bahia e Fortaleza na Libertadores também projeta a cultura e a paixão do povo nordestino para o cenário internacional, consolidando a região como um celeiro de talentos e um polo de torcidas apaixonadas.

Ao mesmo tempo, a presença de cinco clubes na Série A de 2025 e do Vitória na Sul-Americana coloca os holofotes no futebol do Nordeste.

Mais do que uma vitória esportiva, essas conquistas vagas simbolizam o reconhecimento do trabalho árduo de clubes. Bahia e Fortaleza, junto com Vitória, Ceará e Sport souberam aliar planejamento, gestão e talento em campo.

Em 2025, o Nordeste estará ainda mais representado no futebol continental, e as arquibancadas prometem ecoar as cores e os sons que fazem da região um ícone cultural no Brasil e no mundo.

Agora, resta aos torcedores nordestinos torcer para que Bahia e Fortaleza levem a garra e a determinação da região aos gramados da América Latina, fazendo história na competição mais importante do continente.