João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 27.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 28.17 nublado Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 algumas nuvens
Nordeste ganha ação para avançar ainda mais o crescimento
29 de janeiro de 2025 / 10:15

O Nordeste, região que mais cresce no Brasil, acaba de ganhar um importante instrumento para impulsionar ainda mais sua economia. Empreendedores, pesquisadores e gestores públicos passarão a contar com uma nova fonte de dados para análise e tomada de decisão: a publicação Nordeste em Números. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (28) durante evento no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE). Ao mesmo tempo, a iniciativa é fruto da parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova publicação é um recorte regionalizado do tradicional Brasil em Números, editado pelo IBGE há mais de três décadas. Seu objetivo é oferecer dados sobre diversos aspectos socioeconômicos da região. Desse forma, incluindo indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Valor da Produção Agrícola Municipal (PAM), abrangendo tanto a área da Sudene quanto o semiárido.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, enfatizou a relevância da iniciativa para o planejamento estratégico da região. “Estamos reposicionando a Sudene e devolvendo a ela o protagonismo de pensar o futuro e as oportunidades do Nordeste. A região já cresce mais do que o Brasil, e um planejamento eficiente precisa ocorrer com informações concretas e atualizadas”, destacou.

Um novo olhar sobre o Nordeste

A publicação Nordeste em Números foi concebida para ser um instrumento robusto e confiável de integração de dados. Desse modo,, contribuindo para a formulação de políticas públicas e atração de investimentos. De acordo com o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a regionalização das informações é fundamental para enfrentar as desigualdades regionais.

“Vivemos uma grande transformação geoeconômica no Brasil. O país passa por um processo de desmetropolização e interiorização, e conhecer profundamente a realidade do Nordeste é essencial para definirmos os rumos do desenvolvimento”, afirmou Pochmann.

A publicação contará com a colaboração de estatísticos, economistas, geógrafos e outros especialistas da Sudene e do IBGE, além de representantes do Banco do Nordeste. A previsão é de que o lançamento de Nordeste em Números ocorra ainda em 2025, seguindo o formato da edição nacional.

AspectoDetalhes
OrigemRecorte regionalizado do Brasil em Números, publicado pelo IBGE há mais de 30 anos.
ObjetivoFornecer dados detalhados sobre a realidade socioeconômica do Nordeste.
Indicadores principaisProduto Interno Bruto (PIB), Valor da Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outros.
AbrangênciaÁrea da Sudene e o semiárido.
Importância estratégicaBase para planejamento público, atração de investimentos e desenvolvimento regional.
ColaboradoresEstatísticos, economistas, geógrafos da Sudene e IBGE, além do Banco do Nordeste.
Lançamento previstoAinda neste ano de 2025.

Assim, com um olhar detalhado sobre esses e outros dados, a publicação servirá como um guia essencial para nortear decisões e fomentar o crescimento sustentável da região. E dessa forma o Nordeste se consolida cada vez mais como um polo de desenvolvimento econômico e social, e o Nordeste em Números chega para reforçar essa trajetória.