João Pessoa 26.45 nuvens dispersas Recife 26.9 nublado Natal 28.08 nublado Maceió 26.56 céu limpo Salvador 26.75 céu limpo Fortaleza 28.45 nublado São Luís 25.74 nublado Teresina 29.08 nublado Aracaju 25.21 nuvens dispersas
Nordeste ganha reforço para potencializar rede elétrica
27 de fevereiro de 2025 / 07:26
Foto: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu um passo importante na última quinta-feira (20) ao aprovar a quarta emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (Potee) de 2024, que traz como destaque medidas para fortalecer a rede elétrica do Nordeste nos próximos anos.

O novo plano estabelece as obras e instalações prioritárias para a expansão do sistema de transmissão de energia nos próximos seis anos. Desse modo, alinhando-se às necessidades mapeadas no setor elétrico. A princípio, o objetivo é garantir maior estabilidade e eficiência no fornecimento de energia para a região.

Uma das principais iniciativas previstas é a instalação de três compensadores síncronos no Nordeste, conforme recomendação do Plano de Ampliações e Reforços (PAR/PEL) 2024, elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ao mesmo tempo, esses equipamentos são essenciais para reforçar a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, proporciona uma resposta elétrica mais eficiente em momentos críticos. O MME classificou essa ação como urgente.

O processo de planejamento da transmissão de energia envolve estudos contínuos do ONS para o curto e médio prazo, além da atuação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no médio e longo prazo.

Essas análises ajudam a definir os caminhos para a expansão da infraestrutura elétrica. O foco sempre é em garantir eficiência operacional e tarifas justas para os consumidores.

Com essa nova fase do Potee, o MME reforça o compromisso com a segurança energética e o desenvolvimento sustentável do Nordeste, uma região estratégica tanto pela demanda crescente quanto pelo potencial de geração de energias renováveis.