
A Bahia deu um passo estratégico rumo ao fortalecimento de sua relação econômica com a China com o lançamento da Rota Marítima Direta Zhuhai-Brasil. A nova conexão, oficializada nesta segunda-feira (14), liga o Porto de Gaolan, em Zhuhai, diretamente aos portos brasileiros de Santana (AP) e Salvador (BA), criando um corredor logístico entre a região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o território brasileiro.
O lançamento ocorreu em Brasília, com participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Zhuhai e pelo Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.
De acordo com Ângelo Almeida, a nova rota representa um grande salto em eficiência logística. A estimativa é de que o trajeto marítimo entre China e Brasil seja encurtado em até 30 dias, o que pode gerar redução de mais de 30% no valor do frete.
“É um avanço não apenas em termos comerciais, mas também sociais. Essa conexão pode impulsionar o combate à pobreza e à fome ao fomentar desenvolvimento sustentável em nosso estado”, destacou o secretário.
Impacto econômico da rota China-Bahia
A China é, atualmente, o maior parceiro comercial da Bahia. Apenas entre janeiro e março de 2025, o estado exportou US$ 1,2 bilhão em produtos para o país asiático e importou US$ 800 milhões em mercadorias e equipamentos.
Confira os números:
Indicador | Valor | Período |
---|---|---|
Exportações da Bahia para China | US$ 1,2 bilhão | Jan–Mar 2025 |
Importações da China para Bahia | US$ 800 milhões | Jan–Mar 2025 |
Redução no tempo de viagem | Até 30 dias | Permanente |
Economia no custo de frete | Acima de 30% | Permanente |
Parcerias com gigantes da indústria chinesa
Durante a cerimônia, Ângelo Almeida reforçou o papel do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, no avanço das cooperações bilaterais. A Bahia já atraiu investimentos relevantes de grandes empresas chinesas:
- BYD (mobilidade elétrica e baterias)
- Goldwind e Sinoma (energias renováveis)
Essas empresas têm fortalecido o setor industrial, tecnológico e energético do estado, além de gerar empregos e movimentar a infraestrutura regional.
Estrutura dos portos e benefícios regionais
O Porto de Salvador, com capacidade para navios de até 150 mil toneladas de porte bruto, é uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do Nordeste. Já o Porto de Gaolan, na China, movimenta até 160 milhões de toneladas por ano e está conectado a uma malha logística multimodal que inclui rodovias, ferrovias e oleodutos.
A nova rota posiciona Bahia e Amapá como pontos estratégicos para o escoamento de commodities como:
- Soja
- Minério de ferro
- Carne bovina
- Celulose
E facilita a importação de insumos industriais e tecnológicos vindos da Ásia.
Rumo a uma nova era de desenvolvimento
Dessa forma, mais do que encurtar distâncias, a nova conexão marítima representa uma nova fase nas relações Brasil-China, promovendo integração regional, crescimento sustentável e inovação industrial. Assom, com apoio da Frente Parlamentar Brasil-China, liderada pelo deputado baiano Daniel Almeida, a Bahia se consolida como protagonista no cenário econômico internacional.