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Nordeste inaugura nova rota marítima direta com a China
15 de abril de 2025 / 09:49
Foto: Raquel Lacerda – SDE

A Bahia deu um passo estratégico rumo ao fortalecimento de sua relação econômica com a China com o lançamento da Rota Marítima Direta Zhuhai-Brasil. A nova conexão, oficializada nesta segunda-feira (14), liga o Porto de Gaolan, em Zhuhai, diretamente aos portos brasileiros de Santana (AP) e Salvador (BA), criando um corredor logístico entre a região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o território brasileiro.

O lançamento ocorreu em Brasília, com participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Zhuhai e pelo Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.

De acordo com Ângelo Almeida, a nova rota representa um grande salto em eficiência logística. A estimativa é de que o trajeto marítimo entre China e Brasil seja encurtado em até 30 dias, o que pode gerar redução de mais de 30% no valor do frete.

“É um avanço não apenas em termos comerciais, mas também sociais. Essa conexão pode impulsionar o combate à pobreza e à fome ao fomentar desenvolvimento sustentável em nosso estado”, destacou o secretário.

Impacto econômico da rota China-Bahia

A China é, atualmente, o maior parceiro comercial da Bahia. Apenas entre janeiro e março de 2025, o estado exportou US$ 1,2 bilhão em produtos para o país asiático e importou US$ 800 milhões em mercadorias e equipamentos.

Confira os números:

IndicadorValorPeríodo
Exportações da Bahia para ChinaUS$ 1,2 bilhãoJan–Mar 2025
Importações da China para BahiaUS$ 800 milhõesJan–Mar 2025
Redução no tempo de viagemAté 30 diasPermanente
Economia no custo de freteAcima de 30%Permanente

 Parcerias com gigantes da indústria chinesa

Durante a cerimônia, Ângelo Almeida reforçou o papel do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, no avanço das cooperações bilaterais. A Bahia já atraiu investimentos relevantes de grandes empresas chinesas:

  • BYD (mobilidade elétrica e baterias)
  • Goldwind e Sinoma (energias renováveis)

Essas empresas têm fortalecido o setor industrial, tecnológico e energético do estado, além de gerar empregos e movimentar a infraestrutura regional.

Estrutura dos portos e benefícios regionais

O Porto de Salvador, com capacidade para navios de até 150 mil toneladas de porte bruto, é uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do Nordeste. Já o Porto de Gaolan, na China, movimenta até 160 milhões de toneladas por ano e está conectado a uma malha logística multimodal que inclui rodovias, ferrovias e oleodutos.

A nova rota posiciona Bahia e Amapá como pontos estratégicos para o escoamento de commodities como:

  • Soja
  • Minério de ferro
  • Carne bovina
  • Celulose

E facilita a importação de insumos industriais e tecnológicos vindos da Ásia.

 Rumo a uma nova era de desenvolvimento

Dessa forma, mais do que encurtar distâncias, a nova conexão marítima representa uma nova fase nas relações Brasil-China, promovendo integração regional, crescimento sustentável e inovação industrial. Assom, com apoio da Frente Parlamentar Brasil-China, liderada pelo deputado baiano Daniel Almeida, a Bahia se consolida como protagonista no cenário econômico internacional.