João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Nordeste inova com a tecnologia BIM
19 de abril de 2025 / 12:45
Foto: Divulgação

O estado de Sergipe se prepara para um marco importante em sua administração pública: a implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling) como política pública estadual. A iniciativa será oficialmente lançada no evento “Construindo o Futuro – Sergipe evoluindo com a metodologia BIM”, que acontece na próxima terça-feira, 22, das 14h às 17h, no Hotel Vidam, em Aracaju.

Tecnologia como política pública no Nordeste

A nova política pública integra o movimento de transformação digital da gestão de obras no Nordeste e posiciona Sergipe como pioneiro na aplicação da tecnologia BIM em larga escala no setor público. A ferramenta é reconhecida mundialmente por otimizar a gestão de projetos de construção, reduzindo custos, aumentando a transparência e garantindo entregas com maior qualidade à população.

Com organização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), em parceria com empresas como Autodesk, Deskgraphics Consulting e PARS, o evento será um espaço de formação e articulação entre gestores públicos, servidores estaduais e municipais, estudantes e profissionais da construção civil.

Decreto nº 368/202

A proposta é apresentar as diretrizes de implantação do BIM em Sergipe, que começa a valer de forma obrigatória em 2025, conforme o Decreto nº 368/2023, publicado no final do ano passado. Dessa forma, o governo vem se preparando desde então, promovendo eventos como a 1ª Conferência BIM Sergipe, realizada em dezembro de 2024, que reuniu centenas de especialistas de várias partes do Brasil.

Menos custos, mais eficiência

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, destaca que o BIM representa uma revolução na forma como o poder público lida com suas obras. “A adoção dessa tecnologia permitirá a redução de custos, menor número de aditivos contratuais e mais agilidade na execução das obras públicas. O evento será um momento estratégico de articulação com os 75 municípios sergipanos e com a iniciativa privada”, afirma.

Além de apresentações técnicas e demonstrações práticas da plataforma, o encontro também deve fomentar o intercâmbio de experiências entre os diferentes setores envolvidos na cadeia produtiva da construção civil.

O que é BIM?

O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia baseada em modelos digitais tridimensionais, que integra todas as informações relevantes de uma obra — do projeto à execução e manutenção. Dessa forma,  é possível simular etapas da construção, prever falhas, evitar desperdícios e garantir maior controle sobre custos e prazos.