O Governo Federal lançou a nova etapa do Programa de Aceleração do Turismo Internacional 2025 (Pati), o que inclui uma estratégia para incentivar o lançamento de novos voos internacionais partindo da Região Nordeste.
A previsão é de que um edital será lançado em janeiro de 2025 com R$ 24 milhões em investimentos e a captação de, ao menos, 260 mil novos assentos no próximo ano.
Entretanto, esses novos assentos em um ano não chegam a revolucionar, mas são os sinais de boa política pública voltada para o Nordeste, que tem um potencial mal aproveitado de captação de turistas internacionais. Tanto porque chegam poucos turistas internacionais frente ao sudeste, quanto chegam ainda menos via voos diretos. Apenas 4 entre 10 turistas estrangeiros chegam ao Nordeste por voos diretos.
Os valores de orçamento aprovados para voos em 2024 chegaram até R$ 800 mil. O valor aprovado para a rota para o Nordeste (2024WP0096), mencionado pela Embratur, foi bem menor: R$ 228,8 mil, menos de metade do valor previamente solicitado, conforme dados da Embratur.
O incentivo do Pati reforça a chance de retorno de companhias aéreas que já estariam mapeadas para voar ao Nordeste novamente em 2025, como o retorno da Air Europa para Recife e o retorno da Iberia a Fortaleza e Recife, após mais de 10 anos.
Lembramos que, em 2025, aeronaves com o dimensionamento mais adequado ao Nordeste, como o A321 XLR, estarão cada vez mais disponíveis, ou seja, menos assentos, feitos para mercados médios, como as capitais Natal e Maceió.