João Pessoa 26.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal Maceió 25.69 nublado Salvador 25.98 nuvens dispersas Fortaleza São Luís 29.11 nuvens dispersas Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 algumas nuvens
Nordeste pode ter sedes na Copa do Mundo de Clubes da Fifa
22 de junho de 2025 / 15:50
Foto: Divulgação

O Brasil pode, em breve, sediar novamente um grande evento internacional de futebol. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já comunicou oficialmente à Fifa seu interesse em receber a Copa do Mundo de Clubes de 2029, e isso abre espaço para que o Nordeste seja uma das regiões escolhidas para ter sedes dos jogos.

A informação foi confirmada após um encontro entre Samir Xaud, presidente da CBF, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, além de Mattias Grafström, secretário-geral da entidade. A reunião aconteceu na Cúpula Executiva de Futebol da instituição, em Miami, com representantes de 211 federações de todo o mundo.

De acordo com Samir Xaud, o Brasil tem plenas condições de receber o torneio. “Ele (Infantino) ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, declarou o presidente da CBF em entrevista ao jornal O Globo.

Nordeste na rota da Copa do Mundo de Clubes

A princípio, a expectativa é que, caso o Brasil seja confirmado como país-sede, estádios da região Nordeste entrem no roteiro dos jogos, assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2014 e em outros eventos internacionais.

O Nordeste possui uma infraestrutura de estádios moderna, com arenas que já foram palco de jogos da Fifa e de grandes torneios nacionais e internacionais. Além disso, a força da torcida nordestina, a hospitalidade e o potencial turístico da região são pontos muito positivos para sua escolha como sede da Copa do Mundo de Clubes.

Possíveis sedes no Nordeste

EstadoCidadeEstádioCapacidade aproximada
BahiaSalvadorArena Fonte Nova48.000
PernambucoRecifeArena de Pernambuco46.000
CearáFortalezaArena Castelão63.000
Rio Grande do NorteNatalArena das Dunas31.000

O que falta para confirmar?

Por enquanto, o Brasil não oficializou uma candidatura formal. O que houve foi uma manifestação de interesse, considerada pela Fifa como o primeiro passo. A entidade está satisfeita com o entusiasmo brasileiro, e isso pode pesar a favor na escolha da sede.

Além disso, a Fifa tem dado grande prioridade à expansão do Mundial de Clubes, que passará a contar com 32 times a partir de 2025. Desse modo, vai se tornar o torneio ainda mais relevante no calendário do futebol mundial.

Nordeste na vitrine do mundo

Caso o Brasil seja realmente a sede da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Nordeste terá novamente a oportunidade de se colocar na vitrine global. Desse modo, atraindo turistas, investimentos e movimentando a economia local. Afinal, não há quem resista às belezas de Salvador, Recife, Fortaleza e Natal — unindo sol, praia, cultura e futebol em um só evento.