Natal sediou essa semana o seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, reunindo representantes de governos estaduais e federais, além de organizações como o Unicef.
O evento destacou um modelo educacional que busca eliminar a reprovação escolar, com foco na inclusão e na equidade
O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, com apoio do Instituto Cultiva e do Consórcio Nordeste. A oficial de Educação do Unicef, Erondina Silva, apresentou a proposta de um sistema que enfrente a distorção idade-série, considerada o maior desafio educacional da região.
Distorção Idade-Série: O Coração do Problema
Com mais de 4,3 milhões de estudantes em atraso escolar no Brasil, a reprovação é vista como um ciclo de desmotivação e abandono. Segundo Erondina, o problema afeta, principalmente, estudantes do Norte e Nordeste, de comunidades indígenas, negras e de famílias em situação de pobreza.
A reprovação é muitas vezes normalizada, inclusive por familiares. “É uma cultura que precisa ser transformada”, afirmou Erondina. O programa Avexadas para Aprender, em implementação no Rio Grande do Norte, tem como objetivo combater essa realidade.
Avexadas para Aprender: Um Novo Caminho
O programa, parte da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar do Unicef, visa combater o desânimo e evitar o abandono escolar. Ele também aposta em um conceito mais abrangente de alfabetização, incorporando o multiletramento, que engloba competências digitais e culturais.
Desde o início de 2024, o programa tem evoluído com ações específicas, como o fortalecimento da alfabetização e a introdução de práticas que considerem a diversidade cultural e social dos alunos.
Objetivos Principais do Modelo Educacional
- Reduzir a Distorção Idade-Série: Diminuir o número de alunos com dois anos ou mais de atraso escolar.
- Fortalecer o Multiletramento: Integrar o mundo digital e diversidades culturais ao currículo.
- Promover Inclusão e Equidade: Oferecer suporte individualizado para estudantes em situação de vulnerabilidade.
Resultados e Perspectivas
Além dos avanços no combate ao fracasso escolar, o modelo proposto tem chamado atenção por propor uma educação mais flexível e adaptada às necessidades do século XXI.
Dados sobre o Avexadas para Aprender
Aspecto | Descrição |
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Lançamento | Janeiro de 2024 |
Principais Focos | Combate à reprovação e abandono escolar; multiletramento. |
Áreas de Atuação | Alfabetização, língua portuguesa, cultura digital e diversidade cultural. |
População Alvo | Estudantes em atraso escolar e situação de vulnerabilidade social. |
Parcerias | Unicef, Undime, Itaú Social e governo do Rio Grande do Norte. |
Com iniciativas como essa, espera-se que o Nordeste continue sendo um polo de inovação educacional, promovendo a inclusão e garantindo o direito à educação de qualidade para todos.