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Nordeste sedia reunião com a Unicef sobre modelo de educação sem reprovação
11 de dezembro de 2024 / 13:43
Foto: Divulgação

Natal sediou essa semana o seminário Desafios e Experiências da Educação no Nordeste, reunindo representantes de governos estaduais e federais, além de organizações como o Unicef.

O evento destacou um modelo educacional que busca eliminar a reprovação escolar, com foco na inclusão e na equidade

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, com apoio do Instituto Cultiva e do Consórcio Nordeste. A oficial de Educação do Unicef, Erondina Silva, apresentou a proposta de um sistema que enfrente a distorção idade-série, considerada o maior desafio educacional da região.

Distorção Idade-Série: O Coração do Problema

Com mais de 4,3 milhões de estudantes em atraso escolar no Brasil, a reprovação é vista como um ciclo de desmotivação e abandono. Segundo Erondina, o problema afeta, principalmente, estudantes do Norte e Nordeste, de comunidades indígenas, negras e de famílias em situação de pobreza.

A reprovação é muitas vezes normalizada, inclusive por familiares. “É uma cultura que precisa ser transformada”, afirmou Erondina. O programa Avexadas para Aprender, em implementação no Rio Grande do Norte, tem como objetivo combater essa realidade.

Avexadas para Aprender: Um Novo Caminho

O programa, parte da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar do Unicef, visa combater o desânimo e evitar o abandono escolar. Ele também aposta em um conceito mais abrangente de alfabetização, incorporando o multiletramento, que engloba competências digitais e culturais.

Desde o início de 2024, o programa tem evoluído com ações específicas, como o fortalecimento da alfabetização e a introdução de práticas que considerem a diversidade cultural e social dos alunos.

Objetivos Principais do Modelo Educacional

  1. Reduzir a Distorção Idade-Série: Diminuir o número de alunos com dois anos ou mais de atraso escolar.
  2. Fortalecer o Multiletramento: Integrar o mundo digital e diversidades culturais ao currículo.
  3. Promover Inclusão e Equidade: Oferecer suporte individualizado para estudantes em situação de vulnerabilidade.

Resultados e Perspectivas

Além dos avanços no combate ao fracasso escolar, o modelo proposto tem chamado atenção por propor uma educação mais flexível e adaptada às necessidades do século XXI.

Dados sobre o Avexadas para Aprender

AspectoDescrição
LançamentoJaneiro de 2024
Principais FocosCombate à reprovação e abandono escolar; multiletramento.
Áreas de AtuaçãoAlfabetização, língua portuguesa, cultura digital e diversidade cultural.
População AlvoEstudantes em atraso escolar e situação de vulnerabilidade social.
ParceriasUnicef, Undime, Itaú Social e governo do Rio Grande do Norte.

Com iniciativas como essa, espera-se que o Nordeste continue sendo um polo de inovação educacional, promovendo a inclusão e garantindo o direito à educação de qualidade para todos.