João Pessoa 26.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal Maceió 25.69 nublado Salvador 25.98 nuvens dispersas Fortaleza São Luís 29.11 nuvens dispersas Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 algumas nuvens
Nordeste será sede do Mundial de Maxibasketball 2027
13 de julho de 2025 / 11:32
Foto: Divulgação

A cidade de Fortaleza, no Ceará, foi oficialmente confirmada como sede do 18º Campeonato Mundial de Maxibasketball em 2027, consolidando-se como um dos principais destinos brasileiros para grandes eventos esportivos internacionais.

O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Maxibasketball (FIMBA) durante a atual edição do torneio, que ocorre na Suíça.

Com expectativa de reunir mais de 6 mil atletas e mais de 10 mil participantes de 40 países, o torneio promete gerar impactos expressivos na economia local, principalmente nos setores de hotelaria, turismo, gastronomia e comércio.

Articulação e apoio institucional

A escolha de Fortaleza foi fruto de uma ampla mobilização liderada pela Associação de Veteranos e Amigos do Basketball do Ceará (AVAB Ceará) e pelo Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau. A princípio, a candidatura contou com o apoio de diversas entidades, incluindo:

  • Governo do Estado do Ceará, por meio das secretarias de Turismo (Eduardo Bismarck) e Esporte (Rogério Pinheiro);
  • Prefeitura de Fortaleza, com o prefeito Evandro Leitão e a secretária de Turismo Denise Carrá;
  • Embratur, que reforçou o apoio à internacionalização do evento.

De acordo com Suemy Vasconcelos, diretora-executiva do Visite Ceará, “Fortaleza tem se destacado no cenário internacional como destino de grandes eventos. A confirmação do Mundial de Maxibasketball resulta de uma articulação coletiva e estratégica que fortalece a geração de emprego, renda e o crescimento do turismo nacional e internacional na capital”.

O que é o Mundial de Maxibasketball?

O Campeonato Mundial de Maxibasketball, é uma promoção da FIMBA, e é para atletas veteranos e ex-profissionais do basquete. Dessa forma, promove a longevidade esportiva e o intercâmbio cultural entre diferentes gerações. Além disso, a competição ocorre a cada dois anos e reúne equipes masculinas e femininas divididas em categorias etárias a partir dos 35 anos até mais de 80 anos.

Como funciona a competição

Categorias: Divididas por faixa etária de 5 em 5 anos (35+, 40+, 45+, até 80+);

  • Modalidade: Torneio de basquete com regras adaptadas conforme idade e condição física;
  • Formato: Jogos eliminatórios e fase final com premiação;
  • Duração: Aproximadamente 10 dias de disputas intensas;
  • Programação paralela: Eventos culturais, confraternizações e atividades voltadas para integração dos participantes.

Impacto para Fortaleza

Além da movimentação econômica gerada por visitantes de diversos países, o Mundial de Maxibasketball 2027 deverá:

  • Impulsionar o turismo esportivo local;
  • Ampliar a visibilidade internacional de Fortaleza;
  • Estimular o envelhecimento ativo e a prática esportiva;
  • Fortalecer a imagem do Brasil como sede de eventos de grande porte.

Portanto, a confirmação de Fortaleza como sede do Mundial de Maxibasketball 2027 é um marco não apenas para o basquete, mas também para o turismo e a economia cearense. Assim, o evento projeta a capital no cenário esportivo internacional, ao mesmo tempo em que valoriza a prática esportiva entre veteranos e estimula políticas públicas voltadas à longevidade ativa. Afinal, com organização, estrutura e hospitalidade, Fortaleza se prepara para receber o mundo — com esporte, cultura e calor humano.