João Pessoa 25.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nublado São Luís 26.11 nuvens dispersas Teresina 25.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 algumas nuvens
Nordeste tem 2 escolas públicas no pódio das melhores do Brasil
12 de janeiro de 2025 / 19:58
Foto: Reprodução/Instagram

O ranking das melhores escolas públicas de ensino médio do Brasil, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), trouxe surpresas agradáveis para o Nordeste. Das 10 instituições destacadas, duas são da região, reforçando a qualidade da educação pública nordestina.

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG), conquistou o primeiro lugar geral. Contudo, o Nordeste brilhou com a Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, no Ceará, e Escola de Aplicação do Recife, em Pernambuco, ambas empatadas na segunda posição.

Nordeste se destaca em educação

Além das escolas individuais, o Nordeste também se destacou no panorama geral por Estados, com Pernambuco e Piauí apresentando excelentes desempenhos.

Ranking das 10 Melhores Escolas Públicas de Ensino Médio – Ideb 2023

PosiçãoEscolaEstadoNota
Escola Preparatória de Cadetes do ArMG7,8
Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos SantosCE7,5
Escola de Aplicação do RecifePE7,5
Colégio Naval de Angra dos ReisRJ7,4
Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da FonsecaGO7,4
Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal RoldanSP7,3
Colégio Tiradentes de IjuíRS7,3
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves GuerraPE7,1
Anexo I do Colégio da Polícia Militar de PetrolinaPE7,1
Colégio Estadual Pedro Ludovico TeixeiraGO7,1

Importância do Ideb

A princípio, o Ideb mede o desempenho das escolas com base em testes de Língua Portuguesa e Matemática, além das taxas de aprovação. A próxima avaliação será em 2025, oferecendo um termômetro essencial para os gestores educacionais e para a sociedade sobre o avanço ou retrocesso no ensino.

Desafios e Oportunidades

Por fim, enquanto os números revelam conquistas, há desafios a serem superados, especialmente nos Estados com notas mais baixas. Ao mesmo tempo, a expectativa para o próximo ciclo é de melhorias e avanços significativos, consolidando a educação como um alicerce transformador para o futuro.