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Nordeste tem 4 escolas entre as 10 melhores práticas pedagógicas do Brasil
14 de dezembro de 2024 / 18:34
Foto: Reprodução/Facebook

O 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake revelou os dez projetos educacionais mais inovadores e transformadores do país em 2024. Dessa forma, destaca práticas pedagógicas que conectam escolas, territórios e comunidades. E quatro dessas escolas são do Nordeste.

Com o patrocínio do Grupo CCR e apoio do Ministério da Cultura, o prêmio celebra ações que valorizam saberes locais, integram tecnologias e promovem mudanças significativas no contexto educativo.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de dezembro de 2024, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. E contará com a exibição de mini documentários sobre cada projeto vencedor.

Quais as escolas do Nordeste premiadas pelas práticas pedagógicas?

1. Carnaúba 360º

  • Escola Municipal Aba Tapeba (Caucaia, Ceará)
    Primeiramente, o projeto utiliza tecnologias como realidade virtual para explorar a cultura local e a importância da carnaúba, conectando estudantes com as raízes culturais.

2. Super Atletas

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo (Baía da Traição, Paraíba)
    Inspirado na cultura indígena Potiguara, o projeto desenvolve práticas esportivas promovendo inclusão e fortalecendo a identidade dos alunos através do esporte.

3. Eu, Criança do Pelô

  • Escola Municipal João Lino (Salvador, Bahia)
    A iniciativa destaca a riqueza cultural do Pelourinho, envolvendo crianças em projetos artísticos e educacionais que resgatam a história e a herança afro-brasileira do bairro.

4. Valorização da Produção das Artesãs Vassoureiras

  • Escola Municipal Tennyson Fontes Souza (Itabaianinha, Sergipe)
    O projeto valoriza o trabalho das artesãs locais. Desse modo, integra atividades pedagógicas que fortalecem a economia criativa da região.

Os Projetos Premiados em Todo o Brasil

ProjetoEscola/InstituiçãoLocalização
Meu rio também é digitalColégio Estadual Indígena Yvy PorãTomazina, Paraná (PR)
Mapeando Minha QuebradaEscola Estadual Geraldo Jardim LinharesBelo Horizonte, Minas Gerais (MG)
Produção multimidiática em língua MacuxiEscola Estadual Indígena Lino Augusto da SilvaBoa Vista, Roraima (RR)
Carnaúba 360ºEscola Municipal Aba TapebaCaucaia, Ceará (CE)
Super AtletasEscola Municipal de Ensino Fundamental Antonio AzevedoBaía da Traição, Paraíba (PB)
Eu, Criança do PelôEscola Municipal João LinoSalvador, Bahia (BA)
Valorização da Produção das Artesãs VassoureirasEscola Municipal Tennyson Fontes SouzaItabaianinha, Sergipe (SE)
Meliponário e conscientização ambientalEscola Municipal Terra PrometidaAparecida de Goiânia, Goiás (GO)
Cartilha educacional sobre o batuque de umbigada paulistaInstituto Federal de São Paulo – Campus CapivariCapivari, São Paulo (SP)
Alfabetização de jovens, adultos e idosos em território ribeirinhoUnidade Pedagógica Nossa Senhora dos NavegantesBelém, Pará (PA)

A Educação como Ferramenta de Transformação

A princípio, os projetos premiados evidenciam como a educação pode ser um elo poderoso para promover mudanças significativas em comunidades.

Ao mesmo tempo, no caso das escolas nordestinas, a valorização da cultura local, a inclusão social e a integração com o território são destaques que reforçam a riqueza e a diversidade da região.