João Pessoa 26.13 nublado Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 25.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 26.11 nublado Teresina 26.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Nordeste tem capacitação para expandir alerta emergencial
26 de março de 2025 / 10:11
Foto: Divulgação

A Defesa Civil Nacional deu início a uma nova etapa de capacitação para aprimorar o uso do sistema Defesa Civil Alerta (DCA). Entre os dias 31 de março e 5 de abril, agentes estaduais das capitais nordestinas receberão treinamentos especializados para operar essa ferramenta essencial na prevenção de desastres.

Nova Tecnologia para Alerta de Emergência

O Defesa Civil Alerta (DCA) é um sistema de envio de alertas emergenciais que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast). Com isso, é possível emitir avisos sonoros e visuais informando a população sobre riscos iminentes, como inundações, alagamentos e deslizamentos, além de fornecer orientações de segurança.

Além desse novo recurso, a Defesa Civil continua a utilizar outras ferramentas de alerta, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts, ampliando o alcance das informações e aumentando a segurança da população.

Capacitação nos Estados do Nordeste

As capacitações no Nordeste contarão com nove equipes compostas por um representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dois especialistas em emissão de alertas. O objetivo é garantir que os estados estejam preparados para operar o sistema DCA de maneira eficiente e autônoma.

Desde dezembro de 2024, os estados das regiões Sul e Sudeste já utilizam a tecnologia, e alertas reais já foram emitidos para a população. Agora, a ampliação para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste visa garantir que todo o território nacional esteja apto a usar o DCA, reforçando a prevenção de desastres e a segurança da população.

Calendário de Capacitação no Nordeste

Abaixo, confira o cronograma das capacitações nas capitais nordestinas:

DataCidadeEstado
31 de marçoSalvadorBA
1º de abrilAracajuSE
2 de abrilMaceióAL
3 de abrilRecifePE
3 de abrilJoão PessoaPB
4 de abrilNatalRN
4 de abrilTeresinaPI
5 de abrilFortalezaCE
5 de abrilSão LuísMA

Compromisso com a Proteção da População

A implantação do DCA representa um avanço na estratégia de prevenção e resposta a desastres no Brasil. “O compromisso do Governo Federal é levar proteção e segurança para a população. Essa nova tecnologia permitirá que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em situações de emergência”, destacou Tiago Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A expectativa é que, após as capacitações, os estados nordestinos estejam totalmente preparados para operar o sistema e garantir respostas mais rápidas e eficazes em momentos críticos, contribuindo para salvar vidas e minimizar impactos de desastres naturais.