João Pessoa 25.13 nublado Recife 25.02 nublado Natal 23.12 nublado Maceió 23.69 nublado Salvador 24.98 nuvens dispersas Fortaleza 28.07 céu limpo São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 24.97 nublado
Nordeste tem fórum de diálogo para ampliar acesso à Lei Rouanet
15 de março de 2025 / 09:55
Foto: Divulgação

O Nordeste deu um passo importante na busca por maior acesso aos incentivos culturais da Lei Rouanet. O primeiro Fórum de Incentivo à Cultura de 2025, realizado no Recife (PE), reuniu mais de 300 participantes. Ao mesmo tempo são agentes culturais, autoridades e empresários que debateram o fortalecimento da economia criativa e o impacto da legislação no desenvolvimento cultural da região.

O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic). Ele integra a 355ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Ao mesmo tempo, a iniciativa teve apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Sebrae-PE, da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e do Serviço Social da Indústria do Pernambuco (Sesi-PE).

Destaques do evento

A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, celebrou a escolha do Recife como sede do fórum. “A escolha do Recife para sediar este fórum é um reconhecimento da força e da diversidade cultural de Pernambuco”, afirmou. O Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, reforçou o compromisso do MinC com a democratização do acesso à Lei Rouanet. “A CNIC Itinerante simboliza um marco na aproximação do Ministério da Cultura com os fazedores de cultura de todo o país”, declarou.

O evento também promoveu salas temáticas para debates sobre artes cênicas, visuais, música, audiovisual, humanidades e patrimônio cultural. Dora Dimenstein, produtora-executiva da ADCE Comunicação, destacou a importância da iniciativa: “Aqui, hoje, temos artesãos, dançarinos de frevo e maracatu, escritores, produtores de cinema e todo tipo de fazedor de cultura interessado em dialogar e conhecer mais sobre a Lei Rouanet”.

Incentivo à participação empresarial

Um dos momentos mais aguardados do evento foi o diálogo entre o MinC e o empresariado nordestino. Bruno Veloso, presidente da Fiepe, ressaltou a importância do envolvimento do setor privado: “Investir em projetos por meio da Lei Rouanet não só fortalece a identidade local, mas também gera impacto econômico e social para toda a região”.

De acordo com a secretária-executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmin Neves, “parcerias com o setor privado são essenciais para ampliar o alcance de projetos que valorizam nossa diversidade cultural e fortalecem um setor produtivo valioso”.

Durante o fórum, Henilton Menezes apresentou os avanços do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), destacando números recordes de captação de recursos e propostas culturais, e anunciou programas específicos para regiões e setores menos atendidos.

CNIC Itinerante

A CNIC Itinerante é uma iniciativa do MinC que busca promover a troca de experiências entre comissários e agentes culturais de diferentes regiões do Brasil. Em 2024, a Comissão visitou os estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Ceará e Distrito Federal. O objetivo é garantir maior acesso aos recursos da Lei Rouanet e qualificar os projetos culturais em todo o país.

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura é composta por 21 representantes da sociedade civil e sete autarquias do MinC. Desse modo, incluindo instituições como Iphan, Ibram, Funarte e Ancine. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, preside a comissão, tendo Henilton Menezes como suplente.

Números do Fórum de Incentivo à Cultura

IndicadorResultado
Participantes inscritos300+
Dias de evento3
Salas temáticas6
Representantes empresariais50+
Estados atendidos pela CNIC em 20244

O fórum representa um avanço na discussão sobre o fomento cultural no Nordeste. Dessa forma, reforçando o papel da Lei Rouanet como instrumento essencial para a democratização do acesso aos incentivos fiscais e o fortalecimento da cultura regional.