João Pessoa 29.13 algumas nuvens Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 28.69 algumas nuvens Salvador 28.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 28.97 céu limpo
Nordeste volta em grande estilo ao tapete vermelho de Cannes
12 de abril de 2025 / 09:22
Foto: Divulgação

O cinema nordestino volta a pisar firme no tapete vermelho mais prestigiado do mundo. Com o filme O Agente Secreto, o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho retorna ao Festival de Cannes. Dessa forma, consolida o protagonismo do Nordeste no cenário cinematográfico internacional. A produção, estrelada pelo baiano Wagner Moura, marca a quinta presença do cineasta no evento francês. É também a terceira vez na competição oficial, concorrendo diretamente à cobiçada Palma de Ouro.

Filmado em Recife e ambientado em 1977, durante os anos sombrios da ditadura militar, O Agente Secreto é um thriller carregado de suspense e política. Wagner Moura interpreta um homem misterioso que volta à sua cidade natal em busca de paz, mas encontra uma realidade marcada por vigilância, tensão e violência silenciosa. Ao mesmo tempo, a película traz a participação de diversos atores da Paraíba no elenco.

O longa é o único representante da América Latina na mostra competitiva deste ano, e coloca novamente o Brasil no radar das grandes premiações internacionais. “O Recife é um lugar de histórias potentes. E é emocionante vê-lo de novo em cena em um filme com tanta densidade política e estética”, destacou o diretor em entrevista à imprensa.

A princípio, a estreia de O Agente Secreto está marcada para acontecer entre os dias 13 e 24 de maio, durante o 78º Festival de Cannes. Confira na tabela abaixo mais detalhes sobre o filme e sua jornada até a Croisette:

O Agente Secreto no Festival de Cannes 2025

ItemDetalhes
DiretorKleber Mendonça Filho
ProtagonistaWagner Moura
GêneroThriller político
AmbientaçãoRecife, 1977 – Ditadura Militar
ProduçãoEmilie Lesclaux
EstreiaMaio de 2025 (Festival de Cannes)
CompetiçãoPalma de Ouro – Mostra Oficial
Outros nomes no elencoMaria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Udo Kier, entre outros
RepresentatividadeÚnico filme latino-americano na competição oficial
Histórico do diretor em Cannes5ª participação no festival, 3ª na competição principal
Destaques anteriores de KleberO Som ao Redor (2012), Aquarius (2016), Bacurau (2019), Retratos Fantasmas (2023)
Produções concorrentesFilmes de Wes Anderson, Ari Aster, Richard Linklater e Julia Ducournau