João Pessoa 25.13 algumas nuvens Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 26.12 nuvens dispersas Maceió 23.69 algumas nuvens Salvador 24.98 nublado Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 28.84 nublado Aracaju 25.97 algumas nuvens
Nordestino é finalista da região Oeste na batalha dos sanfoneiros do RN1
4 de julho de 2025 / 17:23
Foto: Divulgação

O sanfoneiro Diassis Gama, natural de Upanema, foi anunciado como o quarto e último finalista da Batalha dos Sanfoneiros do RN1, após vencer a competição na região Oeste do Rio Grande do Norte. O resultado foi revelado na edição do jornal desta sexta-feira (4).

Diassis Gama conquistou 62,23% dos votos, superando seus concorrentes Zé Marco do Acordeon, de Pilões, que obteve 25,80%, e Genilson Sanfoneiro, de Assú, com 11,97%.

A Batalha dos Sanfoneiros teve início em junho e, a cada semana, uma nova região do estado foi destacada, permitindo que sanfoneiros de diferentes municípios mostrassem seu talento e disputassem a preferência do público. A grande final ao vivo está marcada para este mês de julho.

O jurado Giannini Alencar elogiou o vencedor da região Oeste, afirmando: “Estamos fazendo desse concurso essa beleza maravilhosa da nossa música potiguar nordestina. O meu escolhido foi Francisco Diassis Gama, da cidade de Upanema. Parabéns a todos que estão concorrendo, tocando, todo mundo toca muito bem. Vamos juntos divulgando a nossa cultura da sanfona, da nossa música potiguar nordestina para o Brasil e para o mundo”.

A votação para a final já está aberta e os finalistas são:

  • Diassis Gama, vencedor da região Oeste;
  • Jandy do Acordeon, vencedor da região Central;
  • Lamoniê Dantas, vencedor da região Agreste;
  • Luca Martins, vencedor da região Leste.

Os interessados podem participar da votação através do site do g1.

Diassis Gama, de 57 anos, descreve sua paixão pela sanfona como um amor à primeira vista, que começou na adolescência. “Eu tinha 15 anos quando eu ouvi um sanfoneiro tocando num forró lá no interior. E aquilo mexeu comigo. Parecia que a sanfona falava, chorava, sorria”, relembra. Desde então, ele decidiu que a sanfona seria parte de sua vida.

Residente em Upanema há mais de 25 anos, Diassis aprendeu a tocar ouvindo grandes referências da música nordestina, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “Aprendi do jeito que muita gente aprende no sertão: ouvindo. Pegava as músicas e ia tirando no ouvido”, explica. Ele começou a se apresentar em festas e vaquejadas, sempre que tinha oportunidade.

Com mais de 40 anos de carreira, Diassis Gama já integrou várias bandas e atualmente toca com o grupo Formoso Pé de Serra. Embora não viva exclusivamente da música, ele ainda sonha em ser reconhecido como compositor e que suas canções sejam tocadas em todo o Brasil. “Meu sonho como músico é um dia ser reconhecido como compositor. E minhas composições serem tocadas por esse Brasil afora”.