João Pessoa 26.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nublado Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 24.98 nublado Fortaleza 27.07 nublado São Luís 26.11 nublado Teresina 25.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Normalização do abastecimento de água em Baía da Traição, PB, na estação de tratamento
8 de fevereiro de 2025 / 12:15
Foto: Reprodução

A normalização do abastecimento de água em Baía da Traição, município localizado no Litoral Norte da Paraíba, está prevista para ser concluída até as 12h deste sábado. Apesar do dia ensolarado, as águas ainda não recuaram completamente na região, conforme informou o coordenador da Defesa Civil local, Wenisson Medeiros.

Após fortes chuvas que afetaram a área, a população enfrentou a falta de água, um problema que começou na quinta-feira (6). O acúmulo de 177,7 milímetros de chuva nas 48 horas anteriores resultou no transbordamento do rio, inundando 200 casas e impactando 80 famílias que residem nas proximidades do leito do rio. Além disso, algumas residências de veraneio, que estavam desocupadas, também foram afetadas.

Na sexta-feira (7), as chuvas diminuíram, mas o nível do rio ainda permanece elevado em algumas áreas. Para monitorar a situação, a Defesa Civil planeja utilizar um drone para realizar uma análise mais abrangente da região.

Assistência às Famílias Atingidas

Das 80 famílias que enfrentaram dificuldades, a maioria conseguiu se abrigar temporariamente na casa de parentes. No entanto, quatro delas não tinham para onde ir e foram acolhidas em alojamentos na cidade, recebendo alimentação. Wenisson destacou que a Defesa Civil está providenciando a distribuição de colchões e alimentos para as famílias que necessitam desses itens.

A equipe da Defesa Civil do Estado também esteve presente durante a semana, mantendo diálogo com a gestão municipal para identificar as demandas da Prefeitura. Além disso, um veículo com água potável foi enviado para atender a população.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Baía da Traição registrou um volume de chuva que dobrou o esperado para o mês, colocando o município na sétima posição do ranking estadual em relação ao maior volume de precipitação. Mamanguape, também no Litoral Norte, foi a cidade mais afetada, com 228,6 milímetros de chuva.