João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Nova agência estadual assume fiscalização da concessão de energia elétrica no Piauí
7 de junho de 2025 / 19:37
Foto: Divulgação

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi) agora assume a responsabilidade pelas atividades de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no estado. Essa mudança foi formalizada através de um acordo de cooperação assinado na última sexta-feira (6) entre o governador Rafael Fonteles (PT) e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

A importância da fiscalização descentralizada

Durante o evento Brazil Energy Conference 2025, Sandoval Feitosa destacou que a energia elétrica é o serviço público mais universal, mas a fiscalização até então era centralizada na Aneel, em Brasília. Ele enfatizou que a lei permite a descentralização dessa fiscalização por meio de agências estaduais conveniadas, o que é crucial, pois a Agrespi está presente no local onde os serviços são prestados.

Com essa nova responsabilidade, a Agrespi deverá monitorar dados e informações relacionados às concessões de energia elétrica. Atualmente, outras 10 agências conveniadas à Aneel também colaboram na fiscalização dos serviços em diversos estados do Brasil.