
As normas para a instalação de pontos de recarga para carros elétricos em edifícios e condomínios em Sergipe devem ser implementadas em até 180 dias, conforme anunciado pelo Corpo de Bombeiros do estado (CBMSE). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27), com a ressalva de que as diretrizes locais ainda estão em fase de elaboração, seguindo a nova normativa nacional publicada recentemente.
De acordo com a normativa nacional, o processo para a instalação de carregadores deve iniciar com um estudo de viabilidade técnica realizado por um engenheiro eletricista. Após essa etapa, é necessário obter a aprovação de um projeto de combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros. Por fim, a instalação deve ser aprovada em assembleia do condomínio, onde também será discutido o rateio dos custos envolvidos.
Embora a normativa não proíba a instalação de carregadores em locais fechados, ela impõe uma série de medidas de segurança, incluindo a necessidade de ventilação natural, rotas de fuga, sistemas de alarme e chuveiros de combate a incêndio.
Em meio à ausência de regras padronizadas, a promotoria do consumidor do Ministério Público do Estado está atenta à atuação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, como o Conselho Regional de Engenharia (Crea-SE), para garantir que as normas sejam seguidas de forma adequada.