Um novo voo entre Fortaleza e Santiago, no Chile, foi inaugurado neste sábado (30). Com 140 passageiros, o avião atingiu 80% da capacidade no trajeto inaugural.
A rota é operada pela Latam. A previsão é transportar até 14,5 mil passageiros por ano na nova operação. Fortaleza é a oitava capital brasileira com conexões diretas ao Chile. As outras são São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, que será reinaugurada em janeiro.
Com duração média de 6h20, o voo Fortaleza-Santiago é operado aos sábados e os voos de retorno Santiago-Fortaleza aos domingos. Decola às 14h45 (hora local) de Fortaleza e às 6h00 (hora local) de Santiago. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos (São Paulo), a nova rota diminui em três horas o tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e o Chile.
“Além de Santiago, os passageiros partindo de Fortaleza agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney, Melbourne, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt, o que facilita o turismo dos brasileiros em nosso país vizinho e no outro lado do mundo. A nova rota representa ainda uma oportunidade para apresentar aos turistas internacionais as atrações do Nordeste brasileiro”, comenta Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.