O turismo na Chapada Diamantina ganhou um novo impulso com o início, nesta quinta-feira (9), da operação de um voo direto entre Salvador e Lençóis, porta de entrada da região. Operada pela Azul Linhas Aéreas, a nova rota oferece dois voos semanais regulares, às quintas-feiras e domingos, partindo da capital baiana às 14h30, com retorno às 16h10. As aeronaves utilizadas são do modelo ATR, com capacidade para 70 passageiros.
A facilidade de acesso promete atrair mais visitantes, como destacou a colombiana Shirley Saenz, de 37 anos, que planeja explorar trilhas, o Vale do Capão e as famosas cachoeiras da região. “Descobrir esse voo foi uma ótima surpresa, já que antes só havia opções de ônibus para chegar a Lençóis”, afirmou.
Francisca Neves, baiana residente em São Paulo, também celebrou a nova opção de transporte. “Antes, precisava encarar uma longa viagem de ônibus, mas agora chego rapidamente e descansada. É um grande avanço”, destacou.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre o Governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Azul e o Salvador Bahia Airport, que busca ampliar a conectividade entre a capital e o interior. Além de Lençóis, novas rotas foram inauguradas para Guanambi, na região dos Caminhos do Sudoeste, e Barreiras, nos Caminhos do Oeste.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, ressaltou a importância estratégica dessa ampliação para o turismo e a economia local. “A conectividade aérea é essencial para um estado de grande extensão territorial como a Bahia, e iniciativas como essa ajudam a impulsionar o fluxo de visitantes e a dinamizar a economia”, explicou.
Para Lençóis, a prefeita Vanessa Senna acredita que o novo voo será um divisor de águas para o turismo na Chapada Diamantina. “Eleita por dois anos consecutivos o melhor destino ecoturístico do país, a região agora terá um acesso mais rápido e conveniente, atraindo mais turistas, inclusive estrangeiros, e ajudando a combater a sazonalidade na baixa estação”, afirmou.
Além de atender baianos e turistas de outros estados, a rota reforça a posição de Lençóis como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, agora com infraestrutura aérea mais acessível e eficiente.