O empresário Mário Dantas, presidente do Lide Bahia, apresentou na noite desta quinta-feira (19) as mudanças estruturais que serão implementadas no grupo a partir de 2025. O evento foi realizado na Casa LIDE, no bairro da Pituba, em Salvador, reunindo jornalistas e convidados para a apresentação de dados e conquistas de 2024, além de uma prévia das novidades previstas para o próximo ano.
O Lide, que reúne executivos de diversos setores e atua em todo o Brasil, busca fortalecer a participação empresarial na construção de uma sociedade ética e competitiva globalmente. Na Bahia, o grupo tem expandido sua atuação com núcleos como o Lide Saúde, liderado por Agnaluce Moreira, e o Lide Futuro, coordenado por Diego Wildberger.
Em entrevista ao BN Hal, Dantas destacou o crescimento do grupo e anunciou a criação de novas unidades temáticas. “Estamos criando as unidades temáticas, com líderes de cada área que farão a gestão. Cada unidade terá, no mínimo, um grande evento por ano. Já temos 11 unidades definidas, e a previsão é chegar a 16 em janeiro, com um calendário robusto para 2025”, afirmou.
Entre as verticais anunciadas estão: Agronegócio, liderada por Washington Pimentel; Comunicação, sob a direção de Monique Melo; Empreendedorismo, com Carlos Falcão à frente; Esporte, comandada por Marcelo Sacramento; Imobiliário, sob a liderança de José Azevedo Filho; Sustentabilidade, com Mariana Lisboa; Turismo, encabeçada por Ruben Escartin; Saúde, com Agnaluce Moreira; Varejo, liderada por Diego Wildberger; Educação, sob a direção de Milena Oliveira e Justiça, cujo líder será anunciado em breve.
O presidente do Lide Bahia destacou ainda a incorporação de eventos de sucesso realizados em 2024, como o Fórum de Sustentabilidade e o Summit Made in Bahia, ao calendário oficial do grupo. Ele concluiu reforçando o compromisso do Lide com o desenvolvimento econômico: “Estamos aqui querendo construir, dar nossa contribuição para o desenvolvimento do estado”.
Complementando as novidades para 2025, o LIDE Global lançará um novo site com um layout mais moderno e de fácil navegação, permitindo o acesso às páginas de todas as suas unidades, incluindo o LIDE Bahia. Além disso, será lançado o aplicativo LIDE, que proporcionará aos filiados acesso aos eventos promovidos pelo grupo ao longo do ano. Atualmente, o LIDE conta com 46 unidades, sendo 25 nacionais e 21 internacionais. Os próximos estados a receberem o grupo serão Alagoas, Maranhão e Piauí.
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), também esteve presente e relatou ao Hall os projetos conjuntos com o Lide. “A ideia é unir esforços para discutir soluções e criar um ambiente de maior confiabilidade para o empresário. Existe uma lacuna na compreensão do papel do empresariado na sustentabilidade, e nossa parceria busca preencher essa lacuna”, explicou.
Suarez salientou a importância de lidar com os desafios jurídicos enfrentados pelos empresários. “Queremos apontar dificuldades e ajudar a sociedade a encontrar caminhos para que a atividade empresarial se consolide. Em 2025, teremos eventos como a terceira edição do Congresso Brasileiro de Sustentabilidade e o Fórum Permanente de Segurança Jurídica”, completou.