Após a publicação de decreto no diário oficial que determinou a desapropriação de 13 imóveis entre os bairros Parque Ideal e Renascença, na zona Sudeste de Teresina, o diretor técnico da Setrans, Gustavo Aquino, confirmou em entrevista ao Cidadeverde.com que 47 imóveis serão desapropriados até a conclusão das intervenções.
O documento que direciona à Secretaria dos Transportes (Setrans) a expropriação determina que o trecho a ser desapropriado corresponde a 2,2 mil metros quadrados em parte da Rua Farmacêutico José Pereira Lopes, em um trecho até a Rua Dr. Pedro Teixeira – o trecho fica entre as estações Parque Ideal e Renascença. O objetivo é a duplicação da linha férrea, hoje apenas uma linha é utilizada para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
Gustavo Aquino defendeu a legalidade do ato e destacou que todo o processo foi previamente dialogado com os moradores.
“Esse decreto publicado hoje, ele envolve a primeira parte, que é a parte do Renascença, que são 13 imóveis e é apenas um documento que nós vamos enviar para a Procuradoria ajuizar a ação, o estado deposita o valor em juízo , notifica os proprietários, todos eles foram feitos à visita prévia com assistente social, todos eles foram realmente, foi feito cadastro dessas famílias para se chegar nesse laudo de avaliação de cada imóvel”, afirmou.
O diretor destacou ainda os próximos passos da obra.
“Essa é a primeira etapa dessa obra feita pela SETRANS do metrô de Teresina, ao todo serão afetados 47 imóveis ao longo dos 3,5 km de toda a linha existente. Nós estamos fazendo, basicamente, nessa primeira etapa é duplicar a linha, reformar cinco estações, praticamente construindo novas estações e a construção do centro de controle operacional”, finalizou o técnico da pasta.