
Uma intensa onda de calor está afetando o Sul do Brasil e deve se estender até a próxima quarta-feira (12), conforme informações da MetSul, uma empresa especializada em meteorologia. Além disso, uma nova onda de calor começará a impactar os estados do Sudeste e do Nordeste a partir de quarta-feira, com previsão de duração até o dia 18, segundo a Climatempo.
A onda de calor, que teve início no Rio Grande do Sul no dia 5, estava inicialmente programada para durar seis dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, a situação se tornará mais crítica nesta segunda-feira (10), com temperaturas que podem atingir ou até ultrapassar os 40ºC. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 38ºC e 40ºC.
No Sudeste, todas as capitais têm a possibilidade de registrar temperaturas recordes para o ano de 2025 ao longo da semana. Entre quarta e quinta-feira (13), São Paulo, que não será diretamente afetada pela onda de calor, poderá ter temperaturas variando entre 34ºC e 35ºC. O Rio de Janeiro, por sua vez, pode alcançar entre 38ºC e 39ºC, com algumas regiões do estado atingindo até 40ºC.
Entre quinta e sexta-feira (14), Belo Horizonte pode registrar temperaturas entre 34ºC e 35ºC, enquanto Vitória poderá chegar a 36ºC ou 37ºC.
As áreas afetadas pela onda de calor, que se estende do Vale do Paraíba (entre São Paulo e Rio de Janeiro) até o Leste do Piauí e interior de Pernambuco, poderão experimentar temperaturas de 5ºC a 7ºC acima das médias normais para o mês de fevereiro.
Entenda o que é uma onda de calor
Uma onda de calor é um fenômeno climático caracterizado por um período prolongado de temperaturas significativamente mais altas do que a média histórica da região. Esse evento pode ter impactos diretos na saúde da população, na agricultura e em diversos setores da economia.