
O boletim de balneabilidade, que analisa semanalmente a qualidade da água de praias e rios no Rio Grande do Norte, revelou que pelo menos 11 locais estão impróprios para banho neste fim de semana. O levantamento é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
Entre os trechos considerados inadequados para os banhistas estão:
- Praia de Sibaúma, em Tibau do Sul, próximo ao Restaurante Sabores do Mar
- Pirambúzios, em Nísia Floresta, próximo ao Corais de Búzios
- Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, perto da igreja
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Rio Pirangi, na Ponte Nova, em Parnamirim
- Rio Pirangi-Pium, no Balneário Pium, em Parnamirim
- Ponta Negra, em Natal, próximo ao Morro do Careca
- Ponta Negra, em Natal, perto da Rua M. S. Medeiros
- Areia Preta, em Natal, perto da Escadaria de Mãe Luíza
- Maracajaú, em Maxaranguape, perto do Mercado Público
- Praia de Touros, em Touros, próximo à Av. Bom Jesus
A maioria das praias listadas foi considerada imprópria devido à quantidade de coliformes termotolerantes, que ultrapassou os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). No entanto, a situação de Ponta Negra, em Natal, é específica: os dois pontos mencionados foram classificados como impróprios devido a observações de efluentes não tratados sendo despejados na praia.
Como é feita a classificação da balneabilidade?
Os pesquisadores utilizam os resultados de cinco semanas consecutivas para determinar a adequação da água para banho. Se em duas ou mais dessas análises forem encontrados mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é considerada imprópria. Além disso, se a análise mais recente indicar mais de 2.500 coliformes fecais, a classificação de imprópria é imediata.