João Pessoa 29.13 nublado Recife 29.02 nublado Natal 29.12 nublado Maceió 28.69 nublado Salvador 28.98 algumas nuvens Fortaleza 25.07 nublado São Luís 27.25 nuvens dispersas Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Operação combate comércio ilegal de gás de cozinha em Maceió
29 de novembro de 2024 / 10:44
Foto: Divulgação/MP-AL

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) deflagrou, nesta quinta-feira (29), a operação “Chama Segura”, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. O objetivo da operação é desarticular pontos clandestinos de venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A ‘Chama Segura’ foi articulada depois que o Sindicato dos Revendedores de Gás de Alagoas (Sargas) que apontou a existência de comércios ilegais, alertando que a prática gerava riscos de acidentes graves, como explosão e intoxicação.

Em um estabelecimento comercial, 26 botijões foram apreendidos. O extintor do local estava vencido. O material será analisado para subsidiar as próximas etapas da investigação.

A denúncia foi motivada após uma explosão que destruiu um prédio no Residencial Maceió I (confira o vídeo no final da matéria). O acidente deixou três mortos e cinco feridos. Três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Criminal, foram cumpridos.

Entre os alvos da operação estão empresas que não possuíam autorização para armazenar e vendar o produto. Os botijões, documentos fiscais e outros itens relacionados a estocagem e comercialização do gás foram apreendidos.

O GPL é uma substância extremamente perigosa e com alto risco de explosão. A venda irregular da substância pode colocar em risco a segurança pública, além de afetar a economia.

Além do Ministério Público, a operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e das policiais Civil e Militar.