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Operação complexa para transporte de transformador gigante envolve manobras e acordos governamentais
30 de abril de 2025 / 09:44
Foto: Divulgação

Um transformador de energia eólica, com um peso de 250 toneladas e dimensões consideráveis, será transportado pela BR-101 a partir da próxima quinta-feira (1º). Este evento exigirá uma complexa operação logística, similar à realizada em março deste ano, para minimizar os transtornos durante a passagem do equipamento.

Na primeira ocasião, a movimentação do transformador atraiu a atenção de curiosos e moradores, que celebraram a passagem com festas, churrascos e muita animação.

Logística do Transporte

A operação é coordenada pela Movecta, uma empresa de logística com sede em São Paulo, que possui terminais marítimos e terrestres no Complexo de Suape, localizado entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na região metropolitana do Recife. A responsabilidade pelo transporte recai sobre a empresa pernambucana Saraiva Equipamentos, com o engenheiro Theo Morais liderando a operação.

O planejamento para o transporte do transformador começou cerca de cinco meses antes da data prevista, com estudos detalhados de viabilidade geométrica e estrutural para garantir que o veículo que transporta o equipamento consiga percorrer todo o trajeto sem problemas.

Especificações do Transformador

O transformador em questão possui as seguintes medidas:

  • Peso: 250 toneladas
  • Comprimento: 11,2 metros
  • Largura: 4,2 metros
  • Altura: 4,5 metros

Para o transporte, serão utilizados três caminhões e dois semirreboques, além da base que sustenta o equipamento. A estrutura total do comboio chega a 113,7 metros de comprimento e pesa 600 toneladas.

Os estudos de viabilidade incluem a análise das manobras que o comboio precisará realizar, considerando raios de curvatura e ângulos para garantir que o veículo consiga fazer curvas e desvios. Além disso, a viabilidade estrutural avalia a resistência de pontes e viadutos ao peso da carga, assegurando que não haverá colapsos durante o percurso.

Theo Morais destacou que o principal desafio do primeiro transporte foi a manobra em um viaduto em Paulista, que exigiu a remoção temporária de sinalizações e defensas. O comprimento do comboio é o motivo para as complexidades, já que a carga em si é menor do que a estrutura que a transporta.

Operação no Porto e Desafios

Antes de iniciar a viagem, o transformador chega ao Porto de Suape, vindo da China. A Movecta é responsável por toda a logística, incluindo a contratação da transportadora e a coordenação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e secretarias municipais de trânsito.

A movimentação do equipamento deve levar cerca de 20 dias e abranger um percurso de aproximadamente 500 quilômetros. Durante o trajeto, a velocidade média será de apenas sete quilômetros por hora, e a operação será realizada principalmente à noite, devido às restrições de tráfego.

Interdições na BR-101

A PRF informou que o comboio cruzará a divisa com a Paraíba no dia 5 de maio, após passar por sete municípios. A escolta será feita por 12 viaturas e oito motocicletas da corporação, com interdições programadas em diversos pontos ao longo do percurso. O cronograma de movimentação é o seguinte:

  • Quinta-feira (1º): Saída às 5h do Cabo de Santo Agostinho, passando por Jaboatão dos Guararapes, Recife e Paulista, com chegada prevista às 14h.
  • Sexta-feira (2): Saída de Paulista às 5h, passando por Abreu e Lima, e parada em Igarassu devido à eleição suplementar em Goiana no domingo (4).
  • Segunda-feira (5): Retomada do traslado às 5h, passando por Goiana até a divisa com a Paraíba.

Durante o transporte, haverá desvios em nove pontos estratégicos, incluindo Charneca, Viaduto da Coca-Cola e Hospital da Mulher no Curado, entre outros.