
O mais recente episódio do podcast Eu Te Explico aborda os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ em sua luta por segurança e reconhecimento de direitos. Participam do programa Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), e Keila Simpson, fundadora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Os dados alarmantes revelam que a violência contra pessoas dessa comunidade resultou em 291 mortes no Brasil em 2024. A Bahia, que ocupa a segunda posição em número de registros, atrás apenas de São Paulo, contabilizou 31 vítimas de episódios de intolerância.
Esses números, coletados pelo GGB, ressaltam a importância do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, que será celebrado no próximo sábado (28), como um marco de resistência.
Reflexão sobre a História e Ações Futuras
O episódio 139 do Eu Te Explico não apenas revisita a origem da data, que remete à Revolta de Stonewall, ocorrida há 56 anos nos Estados Unidos, mas também propõe discussões sobre ações necessárias para mudar esse cenário. Entre as medidas destacadas estão:
- Educação inclusiva;
- Cumprimento e fortalecimento das leis existentes;
- Reforço no combate à impunidade.
Com a apresentação de Fernando Sodake, o podcast traz Luiz Mott e Keila Simpson, ambos reconhecidos como referências na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
Os ouvintes podem acessar o Eu Te Explico nas plataformas de streaming como GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Para ficar atualizado sobre novos episódios, é possível seguir o podcast.