João Pessoa 24.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nublado Natal 25.12 nublado Maceió 23.69 nuvens dispersas Salvador 22.98 chuva leve Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 algumas nuvens Teresina 24.84 trovoada com chuva fraca Aracaju 24.97 nublado
Orquestra de violões se torna patrimônio cultural imaterial em estado do Nordeste
9 de outubro de 2025 / 11:51
Foto: Divulgação

A Orquestra de Violões de Teresina recebeu recentemente o status de patrimônio cultural imaterial da cidade. O reconhecimento foi oficializado na edição do Diário Oficial do Município, publicada na quarta-feira, dia 8. A aprovação do projeto ocorreu em setembro na Câmara Municipal e foi sancionada pelo prefeito Silvio Mendes, do União Brasil.

Fundada em 2007 pela Fundação Municipal de Cultura, a Orquestra surgiu como parte do projeto “Violão nas Escolas”. Desde então, já formou milhares de alunos e revelou talentos que seguiram carreiras profissionais na música.

O repertório da Orquestra é bastante variado, abrangendo desde obras de música erudita, como as de Bach e Stravinsky, até composições populares de artistas renomados como Tom Jobim. O violão instrumental é o grande protagonista das apresentações, que atraem um público diversificado.

Além dos concertos, a Orquestra de Violões também se dedica a atividades educativas em escolas e instituições. Essas iniciativas incluem oficinas, workshops e apresentações didáticas, que visam despertar o interesse de crianças e jovens pela música e contribuir para a formação de novos músicos.

Com a nova legislação, a Orquestra de Violões ganha um reconhecimento oficial pelo seu trabalho artístico, educativo e social, que vem sendo realizado em Teresina há quase duas décadas.