Na última segunda-feira (20), pacientes enfrentaram longas esperas para retirar medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), localizada em Natal. O tempo de espera chegou a quase seis horas, o que gerou descontentamento entre os usuários do serviço, que é vinculado ao governo do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), a situação foi provocada por uma instabilidade no sistema interno da Unicat, o que resultou em atrasos significativos no atendimento.
Entre os afetados, estava a dona de casa Marileide Alcântara, residente no Planalto, Zona Oeste de Natal. Ela relatou que aguardou mais de cinco horas para conseguir um medicamento para sua mãe, de 89 anos, que enfrenta problemas renais. “Muita espera. 1h a gente já acha muito, imagine 5h. A gente perde o dia dentro da Unicat esperando ser chamada sua vez”, desabafou.
Outra paciente, a repositora Francileide Melo, veio de Parnamirim e também enfrentou cerca de quatro horas de espera. “Eu acho isso muito desumano com o ser humano. Se você pega uma ficha preferencial, é pra ser atendido logo”, lamentou.
A agricultora Edinete Pedro da Silva, que saiu de João Câmara, a aproximadamente 80 quilômetros de Natal, relatou ter esperado das 9h às 15h para ser atendida. “Várias horas esperando. Tem muita gente. E o sistema está lento demais”, afirmou.
A Unicat é responsável pelo atendimento de cerca de 80 mil pessoas mensalmente, segundo a Sesap.